terça-feira, 21 de junho de 2011

HONRA A TEU PAI E TUA MÃE

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.(Ex20.12)
 Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus. (Dt5.16)

Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa e ocupa lugar de destaque na lei de Moisés. Em Efésios 6.12 o apóstolo Paulo o expõe de uma maneira muito clara para o povo de Deus (“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa”). Os filhos precisam estar conscientes do dever de obedecer e respeitar seus pais. Hoje se tem dado certo grau de importância aos jovens, que desde a mais tenra idade, muitos acreditam que não têm nenhum compromisso para com seus pais. Passam a desprezar as suas opiniões, afirmando que “não evoluíram com o tempo” ou que “estão vivendo no tempo das cavernas” e a partir desse atrevimento destituído de propósito, passam para uma discussão sem fim.

A Palavra do Senhor nos diz que “nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais...” (2 Tm 3.1-2).


É imprescindível que os jovens cristãos atentem para o fato de não se distanciarem do caminho do Senhor, o qual lhes é revelado de modo muito claro. Honrar pai e mãe precisa ser o primeiro dever, isso irá determinar o seu caráter de servo genuíno.

Geralmente o que se tem observado é que todos aqueles que cumpriram um desempenho útil para com os seus semelhantes foram justamente os que honraram seus pais. É indispensável refletir sobre isso, pois de maneira nenhuma se pode esperar alguma coisa nobre de uma pessoa que de modo detestável tenha desamparado seus pais.

Que Deus na Sua Infinita misericórdia nos capacite a sermos filhos e filhas que deem a honra devida aos pais.

2 comentários:

  1. Oi Val

    Certa vez li um livro que marcou minha vida. Ele chama "Bons Filhos, Futuro Garantido". Porque a forma como tratamos nossos pais, determina a nossa vida posteriormente.

    Temos mesmo que honrar nosso pais, pois esse é um valor que está muito escasso nos dias de hoje.

    Bjus no ♥!!!
    JAQUE

    ResponderExcluir
  2. Oh querida!
    Obrigada pelas visitas em meu cantinho!
    sabe este seu texto sobre honrar os Pais mexeu demais comigo!
    Vivemos um momento em nossa familia em que mamãe esta ficando com uma espécie de demencia mental sabe? não sabemos ao certo se é alzhaimer ou loucura mesmo...é muito triste para todos, meu coracão sangra..se não fosse Deus não sei o que seria...
    Mas vc esta falando sobre honra aos pais....somos em muitos irmaos, e sabe dois deles tem falado em internar mamãe sabe? Isto me doeu demais....e não permitirei minha amiga...ja lhes informei que se for para ir por este caminho, mamãe ficara so comigo em minha casa, claro com cuidados médicos.
    Para mim isto sim é honrar quem cuidou de cada um de nos a vida toda!
    Parabens pelas palavras sabias!
    Estarei por aqui...
    Gostei de ti..
    Bjussss
    Marly

    ResponderExcluir