quarta-feira, 22 de junho de 2011

O CAMINHO PARA A SANTIFICAÇÃO

Deus enviou Seu filho para que por meio d’Ele alcancemos libertação, cura, alegria, descanso, vitórias. Acima de tudo isso, porém, Ele nos chamou para uma vida de santidade. Todos que se uniram a Cristo e se tornaram parte de Seu corpo são chamados por Ele de santos (separados). Se somos santos devemos viver como santos: ''Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor” (Ef 1.4).

É comum em nossas igrejas vermos os crentes cantando corinhos que exaltam a santidade, mas que não têm nenhuma noção de como obter essa santidade. Podemos observar certa incoerência entre o sentimento e a realidade, entre a emoção do que professam em suas canções de domingo, e as suas atitudes durante a semana. Mas de que maneira nos tornamos santos?

Ao perceber as duras provas de fé pelas quais os crentes da igreja primitiva passavam, o apóstolo Pedro chamou a atenção para a busca da santidade como meio suportar e vencer tais dificuldades. Solicitou algo que não é nada fácil: “Mas, como é santo aquele que vos chamou sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver” (1 Pe 1.15). De que maneira podemos fazer isso? O próprio Pedro nos orienta.

“Amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro” (1Pe 1.22).
Interessante que o apóstolo sobrepõe o coração à razão. Ele que nos ensinar que amar alguém é suportar em amor as fraquezas, os defeitos e as limitações do outro; é colocar o bem estar de alguém acima do seu. Ele sabia que as relações devem ser pautadas pelo amor, pois “o conhecimento sem amor produz a arrogância” (1 Co 1.8). Deus é santo e absolutamente singular em Sua disposição e dedicação para amar:Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. (Jo 3.16). Tornamos-nos santos à medida que seguimos Seus passos e amamos uns aos outros. Se nascemos de novo não podemos mais viver na velha natureza, mas na nova que é nascida em Deus e moldada segundo o próprio Jesus Cristo.

Para crescermos em santidade o amor deve estar sempre adiante do aprendizado. Não é um exercício acadêmico, mas acima de tudo espiritual. Precisamos compreender isso, pois só assim iremos entender o porque de tanta imaturidade em nossas igrejas apesar de tanto material para estudos bíblicos.


É amando de modo não fingido de coração  e desejando alimentar-se da Palavra do mesmo modo que um recém nascido deseja seu alimento- sem malícia, engano ou hipocrisia -  que manifestaremos quem realmente somos. O desejo pela Palavra e a sua prática, nos ajudará a termos um caráter semelhante ao de Jesus.

Para alcançarmos uma vida santa é indispensável estarmos abertos e disponíveis para o trabalho, cooperando juntamente com O Espírito Santo, consciente de que a integridade da igreja depende de cada um de nós, casa espiritual e sacerdócio santo.
5
“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”.


A Deus toda honra e toda glória!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário