quinta-feira, 29 de setembro de 2011

“Onde não há conselho, frustram-se os projetos...”



Há um ditado popular que afirma: “Se conselho fosse bom, não se dava, vendia-se”.

Tem pessoas que não aceitam conselhos pelo simples fato de que sua mente esta fechada a eles. Podem até buscar um conselho, entretanto só o colocará em prática se o mesmo reforçar uma decisão já tomada ou se for o caminho mais fácil a ser seguido. Rejeitar ajuda e fazer as coisas ao seu modo é natural no homem.

Buscar, ouvir e observar as palavras de bons conselheiros são atitudes daqueles que são dotados de sabedoria. A Bíblia declara que Salomão foi um homem extremamente sábio e no livro de Provérbios ele nos deixa a seguinte exortação: Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança”. Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem”. “O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força” (Pv 11.14; 15.22; 24.6).

Roboão, filho e sucessor de Salomão, ao assumir o trono, o povo lhe pediu que os governasse com generosidade. Os conselheiros mais velhos o orientaram a servir a nação e a lhes responder de modo favorável (Eles lhe disseram: Se hoje te tornares servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, eles serão para sempre teus servos.) 1Rs 12.7. Mas Roboão preferiu dar ouvidos a um conselho desumano de seus companheiros, o qual mais tarde teve conseqüências desastrosas.

O filho do rei Salomão procurou conselhos, contudo não deu a devida atenção para avaliar o que foi falado. Se o tivesse feito, teria percebido que as palavras dos anciãos eram mais sábias que as dos seus colegas. É fundamental analisarmos os conselhos que pedimos, ponderando se são realistas, se podem ser colocados em prática, se as conseqüências dos mesmos são justas e benéficas e se estão em concordância com a Palavra de Deus.

Contrariando o ditado popular, podemos afirmar que conselho é uma coisa boa, contanto, que o busquemos naqueles que são experientes e sábios, analisando se estão coerentes com os padrões de Deus, pois só assim se tornarão úteis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário