sábado, 4 de janeiro de 2014

POR QUE DEUS?



“Todavia eu me alegrarei no Senhor: exultarei no Deus da minha salvação.”

 (Hc 3.18)

O livro de Habacuque é o relato da trajetória de um homem que vai da dúvida à adoração. Inconformado com a violência que vigorava entre o povo de Judá e a injustiça de seus líderes vive uma profunda crise espiritual. Não entendia a aparente tolerância do Senhor e pediu a Deus que corrigisse aquele povo violento e injusto. Mas, finalmente quando Deus lhe mostrou que levantaria a Babilônia para guerrear e conquistar Judá percebemos o profeta perplexo e desorientado. Jamais poderia imaginar medidas tão drásticas! E abertamente dialoga com Deus expondo os seus questionamentos: Por que um Deus Santo e Justo aceitaria que uma nação ainda mais perversa corrigisse o Seu povo? Por que tamanha injustiça com um povo relativamente mais justo? Por que um Deus misericordioso fomentaria no inimigo cruel o desejo de matar?

 

Conosco não é diferente. Em meio a um mundo violento e injusto, onde pessoas inocentes são vitimas das maiores crueldades, nos sentimos exatamente como Habacuque e nos voltamos para O Senhor com uma única pergunta: “por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente, e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” (Hc 1.13). Queremos justiça, queremos livramento divino para os inocentes e castigo para os malfeitores.

 

Todavia, esse homem de Deus tem uma atitude admirável: “Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu teria à minha queixa” (Hc 2.1). Ainda que não compreendesse os planos do Altíssimo, foi reverente, não criticou a decisão divina; relembrou o fato de quem era Deus – Deus Santo, Salvador, Sustentador do Seu povo, Soberano, que tem tudo sobre o Seu controle - e esperou simplesmente. Ensina-nos que até podemos questionar, mas, não temos o direito de contrariar a sabedoria de Deus.

 

Nos momentos difíceis, quando somos lançados em sofrimento por um período de tempo, ou nos pareça que nossos inimigos estão prosperando enquanto nós, apenas sobrevivemos, precisamos tão somente nos aquietar e confiar que Deus está trabalhando. Ele continua no trono do universo. Nossa mente e nosso coração devem permanecer firmes na realidade de que O Senhor nos fará andar aos lugares mais altos com Ele, ainda que para isso, tenhamos que percorrer um caminho de sofrimento, tristeza e dor.

“O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como o da corsa, e me faz andar altaneiramente” ( Hb 3.19)

 

5 comentários:

  1. oi eu ainda não conhecia a historia de habacuque gostei do seu resume http://flaviamariavieira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, querida
    Que Deus abençoe todos os seus passos!!!
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  3. Espero que o meu e o seu domingo
    seja de muita paz bjuss com carinho de sempre

    O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como o da corsa, e me faz andar altaneiramente” ( Hb 3.19)

    Abraços

    ____________Rita!!

    ResponderExcluir
  4. O Senhor Deus é a minha fortaleza.... Linda, abençoada e edificante mensagem de fé e esperança. bjssss

    ResponderExcluir
  5. Graça e Paz!

    Querida venho aqui pessoalmente te parabenizar e me alimentar no seu blog...


    Ele está lindo, e edificante e com o cheiro do Espirito Santo.


    Continue assim.

    ResponderExcluir