sábado, 4 de fevereiro de 2012

O CRISTÃO E O CARNAVAL

Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis (Rm 8.13)


É uma palavra derivada do latim, CARNAVALE, que significa o prazer da carne. É uma festa onde as pessoas dão vazão aos desejos da carne.

O Brasil é considerado em todo mundo como o “país do carnaval”. Há inclusive uma canção que diz “Quem não gosta de samba bom sujeito não é..”. Outra que proclama “Atrás do trio elétrico só não vai quem já morreu”.

Hoje o carnaval faz jus ao seu significado: O vale tudo da carne. É um período de licença para se pecar. Um tempo de destruição e prejuízo. Vidas são ceifadas por overdose de drogas, famílias são arruinadas devido à infidelidade, jovens e adolescentes grávidas prematuramente e irresponsavelmente, acidentes automobilísticos por abuso de álcool e mortes.

É nesse “país do carnaval”, que nós povo de Deus, igreja do senhor, estamos inseridos e que não tem como escaparmos. Na verdade nem devemos desejar isso, pois Deus nos chamou com um propósito santo, para estarmos aqui em novidade de vida e sermos testemunhas de Jesus.

Esta bem distante o tempo em que o carnaval era algo indiferente na vida do cristão. As igrejas se organizavam e faziam seus retiros de carnaval. No entanto o que presenciamos hoje são igrejas colocando seus blocos nas ruas para pular o “carnaval de Jesus”. É a igreja deixando o seu papel de influenciar o mundo e sendo influenciada por ele, contrariando a Palavra de Deus que ensina a resistir a todo tipo de mundanismo.  Cristãos que por não estarem envolvidos com Cristo começam a se conformar com os valores e padrões do mundo.

 O carnaval é o ápice do desejo da carne em sua forma mais literal possível. Uma festa onde há licença para se pecar e não podemos de maneira alguma compactuar com isso. Somos novas criaturas, com uma nova natureza, cientes de que o salário do pecado é a morte.

Não tem como fechar nossos olhos à essa cultura existente. Há muita devassidão, muita maldade, muita promiscuidade e torna-se imprescindível que cumpramos a nossa missão de sal e luz em um mundo que precisa desesperadamente da influência e brilho de nossas vidas.  É imperativo que tenhamos atitudes que mostrem ao mundo a Quem ele deve adorar e onde encontrar a verdadeira alegria. 

 Diante dele há honra e majestade; há força e alegria no seu lugar.  (ICr. 16.27)

 Portanto não vos entristeçais, pois a alegria do Senhor é a vossa força. (Ne 8.10)

7 comentários:

  1. Parabéns pelo blog irmã valdenice. Mensagens edificantes. Que a potente mão do Senhor esteja com você sempre !!!

    ResponderExcluir
  2. É bom encontrar postagens que se possa ler e meditar, é bom encontrar irmãos que se esforçam para se manterem íntegros, que se afastam do pecado, e o desmascaram. É bom encontrar irmãos que amam mais a Jesus do que a posição que ocupam. É bom encontrar irmãos que se alegram na verdade e falam dela como uma forma de vida, Isto alegra o coração de Deus, e traz verdadeira recompensa. A pessoas assim deixo um abraço em Cristo Jesus, e que a paz e a graça de Jesus sature o seu coração.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns por abordar esta temática. Não podemos nos calar quando vemos que o nosso povo cada vez mais se desviam dos caminhos do Senhor.
    Obrigada pela visita.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns,que muitas pessoas tenham consciencia,das atitudes tomadas neste carnaval. Pois não existe pecadinho,e nem pecadão. CUIDADO. Que DEUS te abencoe Valdenice. Que muitas pessoas leiam o que voce postou.

    ResponderExcluir
  5. Verdade evitar pecar carnaval própria o diabo.

    ResponderExcluir