quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

DEUS ONISCIENTE


“... Ao entrar Pedro em casa, Jesus se lhe antecipou, perguntando: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra imposto ou tributo? dos seus filhos, ou dos alheios?  Quando ele respondeu: Dos alheios, disse-lhe Jesus: Logo, são isentos os filhos. Mas, para que não os escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir e, abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-lho por mim e por ti.” (Mt 17:25-27)

Aprendemos nesse texto que Jesus conhece tanto as coisas visíveis quanto as que estão escondidas. Do mesmo modo que tinha ciência da cobrança de impostos, sabia da dracma escondida na garganta daquele peixe. Isso é tremendo! Entre milhões de peixes, O Senhor sabia exatamente aquele onde se achava o estáter; assim como, entre bilhões de pessoas Ele sabe precisamente o que cada um de nós esta sentindo ou necessitando.

Quando olha para nós, Deus não nos olha como uma multidão, mas como individuo. Ele conhece a mãe que chora porque perdeu seu filho para as drogas, a mulher machucada pelo desprezo do marido, o homem e pai de família desempregado, o amigo traído, o jovem frustrado pelos sonhos que não se realizaram, o pobre sem esperança. Na Sua onisciência sabe de tudo e de todos, e se envolve com cada detalhe de nossa vida agindo e intervindo em nosso favor.

Se um peixe existia para Deus quanto mais a nossa pessoa! Para Ele o nosso valor é inestimável. O preço pago por nós foi muito alto! O Sangue Precioso de Jesus foi a “dracma” paga pelo nosso resgate. Precisamos entender o quilate da nossa redenção, a fim de percebermos o quanto somos preciosos e o quanto Cristo se importa conosco “Se subir ao céu, tu aí estás; se fizer no Seol a minha cama, eis que tu ali estás também. Se tomar as asas da alva, se habitar nas extremidades do mar, ainda ali a tua mão me guiará e a tua destra me susterá.” (Sl 139: 8-10)

Deus, por meio de Jesus, nos amou e nos escolheu quando não tínhamos nada para lhe oferecer ou para lhe agradar. O Criador do universo, Justo, Poderoso, Sábio, nos deu o poder de sermos chamados de “filhos”. Quando entendermos a dimensão que há nisso poderemos vislumbrar o Seu amor, e usufruiremos o melhor  de tudo que conquistou para nós agora e eternamente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário