quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

FÉ NO SOFRIMENTO



 

“... o Senhor o deu e o Senhor o tomou; bendito seja o nome do Senhor! Em tudo isto Jó não pecou, nem atribuiu a Deus falta alguma”.

 (Jó 1: 21-22)

Certamente todos que leram a Bíblia conhecem a história de Jó, um homem rico e justo, que num único dia perdeu todas as suas posses, seus filhos e sua saude. Esse homem fiel e reto não conseguia entender o “por que” Deus estava permitindo todo aquele sofrimento, e esta foi talvez a sua maior provação!

 

Por que Deus permite que seus filhos sofram? Embora haja uma explicação, é bem provável que não venhamos conhecê-la aqui na terra e daí a necessidade de estarmos preparados para as dificuldades desta vida. Deus está muito além de nossa compreensão e por isso não temos capacidade de saber por que Ele permite que soframos. Não há um padrão ou critério maior que Deus, por meio do qual seja possível julgá-Lo. Deus é o próprio padrão! Nos resta apenas a opção de nos submeter à Sua autoridade e descansarmos no Seu cuidado.

 

Diante de todas as perdas e da morte Jó aceitou tudo das mãos do Senhor. Reconheceu que os caminhos de Deus são sempre os melhores e que quando nada mais lhe restava, ele tinha a Deus e isso bastava. Embora lutasse com a ideia de que O Senhor estava contra ele, tinha convicção de que O veria e que Este estaria ao seu lado! “... eu sei que o meu redentor vive.” (Jó 19:25)

 

Que lição maravilhosa! Jó exemplifica a perseverança paciente na adversidade. Do mesmo modo que sofreu inocentemente por causa de sua integridade e lealdade, todos os crentes em Jesus Cristo de certo modo sofrerão. E quando ficarmos tentados a reclamar com Deus, lembremo-nos do quanto nos ama e de como Ele é suficiente para nossa vida e nosso futuro. Que possamos aprender a dar-Lhe a chance de nos revelar o Seus propósitos, lembrando, porém, de que eles podem revelar-se ao longo de nossa vida, não no momento que esperamos. Que tudo que não pudermos entender não seja usado como desculpa para a nossa falta de confiança. Deus espera que nossa reação dê honra ao Seu nome.

“A humildade para admitir que a nossa fé não é suficiente para confiar n’Ele é o começo da verdadeira fé”.

 

6 comentários:

  1. Boa noite Valdenice :)
    Saudades \o/
    Amei a mensagem de encorajamento!
    Jó é o maior exemplo de fé no sofrimento.
    Acho comovente a história dele, porém após tantas experiências dolorosas,
    teve as posses restauradas por Deus em porções dobradas.
    A diferença entre quem tem fé e quem não a tem, no momento do sofrimento é gritante...
    Passamos por tantos momentos assustadores e difíceis, mas que possamos ter em mente que a crise passa e a vida continua, e não podemos esquecer jamais que nossos sofrimentos são mínimos quando os colocamos no contexto da eternidade...
    Bjs :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Clau! Haja o que houver, que o nosso foco esteja na eternidade! Bjs!

      Excluir
  2. Boa Noite Amada..
    Que a paz de Jesus esteja sempre contigo amada
    foi maravilhoso ler sua postagem que tanto bem fez para meu coração.
    Obrigada por me ajudar tanto nessa noite.
    Uma beijo amada paz .
    Evanir.

    ResponderExcluir
  3. Aquele que vem virá e não tardará.

    bjokas e tenha um fds abençoado =)

    ResponderExcluir
  4. É vdd não entendemos os desígnios de Deus e Jó foi um exemplo.
    Encerrou lindamente o post:
    “A humildade para admitir que a nossa fé não é suficiente para confiar n’Ele é o começo da verdadeira fé”.

    ResponderExcluir
  5. Lindo e abençoado texto, que Deus nos ajude a entender os seus
    caminhos. E que nunca percamos a fé e a esperança. Bjsss

    ResponderExcluir