quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

INTERCESSÃO



“E porque reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão, e não vês a tranca que está no teu olho?” ( Mt 7.3).

Somos propensos a ver os erros de outras pessoas e querer convencê-las de que somos os donos da verdade. Esse também é o “Modus operandi” da política. Mesmo entre os cristãos, essa parece ser a atitude escolhida por muitos. Existe uma gama de pessoas dentro das igrejas sempre prontas a apontar e condenar as transgressões e os defeitos dos outros, verdadeiros juízes. Dezenas de intrigas e facções acontecem no seio da igreja, da família, de casais, devido à intransigência de alguém. A verdade do outro nunca tem espaço e vai se perdendo ao longo do caminho.

 

A busca por ter razão fundamenta-se no principio de que a falha está sempre no outro. Todavia, em Mateus 7, Jesus nos adverte contra o julgamento alheio, e para isso usa a ilustração do argueiro no olho do irmão e da trave no próprio olho.

 

Abraão foi um homem destituído de um espírito julgador. Ao saber que Sodoma e Gomorra estavam sob julgamento divino, intercedeu a Deus por graça e misericórdia alegando a possibilidade de que ali pudesse ter alguns justos.

 

Precisamos ter uma vida de oração, onde a intercessão tenha prioridade, caso contrário, estaremos tão somente, exercendo um espírito de autojustificação. É necessário estarmos vigilantes e nos colocarmos na brecha para não estarmos confrontando as pessoas com os seus erros, e dessa forma não venhamos abrir valas que provoquem mais destruição.

“Busquei entre eles um homem, que tapasse o muro e se colocasse na brecha perante mim, a favor desta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei” (Ez 22.30)         

 

4 comentários:

  1. Querida Valdenice
    Que o verdadeiro sentido do natal esteja sempre presente em teu dia a dia e que a esperança esteja sempre presente te auxiliando na concretização dos teus sonhos. Que no próximo ano os teus sonhos sirvam de inspiração para realizar e sentir que a vida é um presente iluminado que Deus nos deu. Que este seja o natal do renascimento do amor fraterno. Que possamos caminhar unidos em 2014 e que os laços de amizade que nos uniu se fortaleçam a cada novo dia. Obrigada pelo carinho e amizade que você tão generosamente me concedeu em 2013.
    Um feliz e abençoado natal e um ano novo de vitórias e conquistas.
    Beijos com meu carinho e minha sincera amizade
    Gracita

    ResponderExcluir
  2. Linda e abençoada e edificante mensagem. desejo a vc que alegria do natal esteja presente em toda a tua vida. Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Valdenice!
    Estou aqui para te desejar Amor, Paz, Saúde, as benãos de
    DEUS em sua Vida e todos os seus Familiares!

    Adriano.

    ResponderExcluir
  4. Oi Valdenice,
    Somos humanos, somos propensos a erros,
    e mesmo assim inúmeras vezes queremos ser os donos da verdade.
    E é lamentável ver atitudes assim entre os cristãos.
    Não devemos julgar,afinal, somente Deus é o Juiz dos motivos.
    Bjs!

    ResponderExcluir