quarta-feira, 13 de março de 2013

ACUSADOS PELA PRÓPRIA CONSCIÊNCIA



“Mas, ouvindo eles esta resposta e acusados pela própria consciência, foram-se retirando um por um, a começar pelos mais velhos até os últimos, ficando só Jesus e a mulher no meio onde estava” (Jo 8.9)

 

Todos nós possuímos uma consciência e seguramente somos observados por esse árbitro interior. É bem provável que possamos mantê-la adormecida por algum tempo e entregar-nos aos prazeres e as diversões, porém, não tem como evitar que, em algum momento, ela venha a despertar.

 

“Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro que lhe atire pedra”. Essas palavras proferidas por Jesus acharam ressonância na consciência da multidão que acusava aquela mulher surpreendida em adultério. Todos, sem exceção, ficaram convictos de seus próprios pecados.

 

Algumas vezes a consciência se manifesta antes de uma ação; outras vezes durante a ação e todas as vezes após uma ação. E então o sentimento de culpa toma conta de nós. O que fazer? Existe apenas uma saída: Correr para Jesus e confessar-lhe a culpa. Só assim, por meio do Sangue de Jesus, nossa consciência achará descanso e purificação. Não podemos esquecer de que a consciência age como um freio antes de uma atitude e como uma vara disciplinadora após.

 

Precisamos reconhecer a existência da consciência que erra e confunde; e exatamente por isso, ela deve ser orientada e dirigida pela Palavra de Deus. Só assim ela nos livrará do engano e nos ajudará a reconhecer e a obedecer a vontade do Senhor.

 

“Não há nada mais meigo, no céu ou na terra, do que a consciência. Diz-se que ela é algo suave aos olhos, mas a consciência é ainda mais que isso. Nela ouvimos a voz de Deus!”(Martinho Lutero)

Um comentário:

  1. Olá Valdenice :)
    Mais um texto para refletirmos.
    Como é bom ter a consciência tranquila né?
    Seu post me fez lembrar uma frase que gosto muito:
    'Para que a consciência seja dirigida pelo Espírito de Deus,ela precisa ser governada pela Palavra de Deus'.(Mary S. Wood).
    Bjs!

    ResponderExcluir