terça-feira, 29 de maio de 2012

NÃO JULGUEIS!


E por que reparas tu no argueiro que esta no olho do teu irmão e não vês a trave que esta no teu olho? (Mt 7.3)

 

Geralmente nossas atitudes em relação ao outro são frutos de sentimentos de antipatia ou simpatia. Encantamos-nos por alguns e outros não ganham a nossa aprovação. A aversão chega a crescer de tal maneira, que muitas vezes passamos a julgar o nosso irmão tendo como base o seu comportamento, a sua imagem, a sua aparência enfim. Entretanto, a Bíblia nos diz que ‘’o homem vê o exterior, porém, o Senhor, vê o coração’’ (I Sm 16.7). E é a partir dessa afirmação que o próprio Jesus nos exorta: ‘’Não julgueis!’’ (Mt 7.1)

 

  A Escritura Sagrada nos ensina sobre a necessidade de buscarmos discernimento para avaliar o caráter das pessoas, mas, condena o hábito de criticar (para condenar), uma vez que somos seres falhos e imperfeitos. O apóstolo Paulo vai mais além: ‘’Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor; o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações’’ ( I Co 4.5).

 

Cristo voltará e com Sua autoridade revelará com precisão a vida interior de cada pessoa. Trará à luz os verdadeiros pensamentos, motivos e até o que estiver oculto no cantinho mais profundo do nosso coração. Isso será suficiente e seria ousadia de nossa parte, pensar que podemos dar alguma contribuição. Julgamos segundo a aparência, daí estarmos propensos a errar.

 

Deus é O Justo Juiz! Seus parâmetros diferem dos nossos. Não julgará pelo que vê, nem repreenderá pelo que ouve. O Senhor olha o coração. Esse é o Seu principio. Tudo esta nu e patente diante dEle; Seus olhos são como chamas de fogo que perscrutam tudo. O rei Davi reconheceu isso ao afirmar: ‘’Bem sei, meu Deus, que tu provas os corações’’ (ISm 29.17).

 

10 comentários:

  1. Muito bom seu blog, amada! Já estou seguindo. Obrigada por visitar-me! Fica com Deus. Kle

    ResponderExcluir
  2. Olá Valdenice,boa noite!
    Não devemos julgar ninguém porque seremos julgados da mesma maneira.
    É uma pena que muita gente se acha no direito de cometer esse deslize e nem se da ao trabalho de enxergar os próprios defeitos.
    Lindo post,uma bela reflexão...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente o ser humano julga as pessoas por sua aparência.. Mas DEUS olha o noisso coração o nosso interior.. e é isso o que realemnte importa não iremos agradar a todos, mas DEUS sabe de todas as coisas e isso será revelado.. Muito Obrigada por sua visita ja estou a seguindo também.. um forte abraço e siga na fé porque JESUS esta voltando os sinais estão aí..

    ResponderExcluir
  4. Julgar jamais...
    quem somos nós afinal p isso,
    o que sabemos do outro p isso.
    lindo texto querida.
    beijos ****

    ResponderExcluir
  5. Estupendo el post que nos has dejado interesante reflexión
    Saludos desde…
    Abstracción textos y Reflexión

    ResponderExcluir
  6. OI VALDENICE!
    COM ESTAS PASSAGENS DA BÍBLIA, DEVEMOS APRENDER QUE NUNCA DEVEMOS JULGAR NOSSO IRMÃO, NEM POR APARÊNCIAS NEM POR ATITUDES, ATÉ PORQUE SOMOS FALHOS TAMBÉM.
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderExcluir
  7. BELA MEDITAÇÃO. O JULGAR PERTENCE SOMENTE A DEUS...
    ABRAÇOS

    www.poetizarpoetizar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. ¸.•°`♥✿⊱╮
    ❤♡
    Olá, amiga!
    Passei para uma visitinha, amei a mensagem.
    Bom fim de semana!
    Beijinhos.
    Brasil.
    °º °♫♫♪¸.•°`

    ResponderExcluir
  9. Concordo, Valdenice!
    Só Deus pode ler o coração.
    Boa semana.
    Da
    Celina

    ResponderExcluir
  10. Olá Deus é tudo!Parabéns bjs.

    ResponderExcluir