segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

PROSSEGUINDO PARA O ALVO II


Paulo compara a vida cristã a uma corrida, onde é preciso estar atento para não tropeçar e cair. Mas, e se viermos a cair? A falta de atenção, as pedras que surgem no caminho podem nos levar a perder o passo e cair. Quando isso acontece, a primeira pessoa que se levanta é o acusador de nossas vidas – Satanás - com suas mentiras e artimanhas: “Esta vendo! Você é um fraco, caiu e agora esta à beira do caminho só e abandonado; Deus não te ama mais; você não conseguirá terminar a corrida; você falhou vergonhosamente quando cometeu adultério, quando roubou aquele objeto. Saia da corrida! Não tem mais jeito, acabou!” A falta de conhecimento da Palavra de Deus faz com que nos prostremos ante essas acusações abandonando o caminho e desistindo da corrida.

O manual de fé para uma vida vitoriosa – A Bíblia –trás instruções que visam nos dar o vigor necessário para nos levantarmos, reiniciarmos a corrida e alcançarmos os outros corredores: "lembra-te pois onde caíste ,arrepende-te e volta à pratica das primeiras obras.”( Ap 2:4-5)
 “Porque sete vezes cai o justo, e se levanta;” (Pv 24:16)
“ainda que caia, não ficará prostrado, pois o Senhor lhe segura a mão.”
( Sl 37:24)

Procuremos nos lembrar em qual trecho da corrida caímos e peçamos perdão a Deus pelo pecado que nos levou a cair. O arrependimento é essencial “Não, eu vos digo; antes, se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis.” (Lc 13:3). Mas, não há necessidade de interrompermos a corrida para nos lembrarmos; façamos isso enquanto avançamos. Lancemos fora todo o peso do pecado que insiste em nos importunar e voltemos ao modelo de vida cristã, à pratica das primeiras obras do início da corrida. Reiniciemos a partida com mais força e disposição, de modo que não fiquemos muito atrás. Deixemos que a nossa luz brilhe de tal maneira, que o nosso caminho não fique escuro e ainda possamos iluminar o caminho dos nossos irmãos.   

  “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus” (Mt 5.14-16).

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

SIMPLESMENTE FÉ

Esta escrito no evangelho de Marcos 4:31  que o grão de mostarda “ é a menor de todas as sementes sobre a terra”. É uma semente extremamente pequena, seu diâmetro é de aproximadamente 1 mm, e no transcorrer de um ano cresce até transformar-se em uma arvore com até 3m de altura. Entretanto, esse grão pequenino e insignificante é usado por Jesus como parâmetro de uma fé capaz de mover montanhas. O Mestre quer nos ensinar que não precisamos necessariamente de uma grande fé, mas, de uma fé simples e verdadeira geradora de efeitos grandiosos! (Disse-lhes ele: Por causa da vossa pouca fé; pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível.) Mt 17.20


Diante dos problemas que teimam em não nos deixar ou quando oramos e tudo parece estar na contramão de tudo que esperamos, é natural questionarmos se é a nossa fé que está
 pequena e precisamos de uma fé maior. E Jesus se levanta aqui para nos responder que necessitamos tão somente de uma fé simples. Ele quer nos convencer de que mais importante que ter uma grande fé em Deus, é termos fé em um Grande Deus!
O nosso Pai Celeste deseja que mantenhamos viva a certeza de que basta simplesmente nos colocar nas mãos do nosso Salvador com nossas fraquezas, limitações, falhas e lutas diárias com a fé de uma criança. É isso que fará diferença em nossa vida espiritual e nos dará poder para remover as nossas montanhas!

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A BOA PARTE


Respondeu-lhe o Senhor: Marta, Marta, estás ansiosa e perturbada com muitas coisas;
entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada. ( Lc 10.41-42)


Marta estava agitada com as tarefas, trabalhava duramente para oferecer a Jesus e seus discípulos uma refeição deliciosa. Enquanto isso Maria, sua irmã, estava sentada aos pés de Jesus, ouvindo as Palavras do Mestre, o que fez o coração dEle encher-se de contentamento e elogiar mais a Maria do que a Marta, embora esta fizesse um grande esforço físico. Jesus afirmou que Maria havia escolhido a melhor parte e essa não lhe seria tirada.

Aprendemos aqui que O Senhor deseja que arranjemos tempo para estarmos na Sua presença. Vivemos a era do imediatismo, onde tudo é urgente, corremos demais desde cedo até tarde da noite. Tudo é instantâneo. Bebemos café instantâneo, comemos lanches rápidos, refeições enlatadas de fácil preparo. Tudo precisa funcionar dentro das leis do imediatismo, pois não temos tempo a perder. Quando nos aproximamos de Jesus, queremos também uma prática devocional rápida. Temos pressa quanto ao nosso trabalho e frente a um problema queremos que Deus aja dentro desse imediatismo.

Deus não se agrada de nosso culto instantâneo, de nossa pressa ante nosso trabalho. Ele quer que arranjemos tempo para estar em comunhão com Ele. Somos uma geração que esta perdendo a arte de descansar e esperar no Senhor. São muitos os crentes que não aguentam ficar o período de culto dentro da igreja; e talvez essa seja a razão de terem perdido a unção do céu e não terem paz e alegria no coração e no lar. Jesus Cristo deseja que nos aproximemos e reservemos tempo para estar a sós com Ele. Então dessa forma, nos deleitando no Senhor, Ele satisfará os desejos do nosso coração.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

DEUS É SUFICIENTE


Porque Deus permite que seus filhos sofram? Embora haja uma explicação, é bem provável que não venhamos conhecê-la nesta vida, daí a necessidade de estarmos cientes de que as provações são partes de nossa vida. Deus esta muito além de nossa compreensão e por isso somos incapazes de saber porque Ele permite que soframos e só nos resta, portanto, o dever de permanecermos fieis.

A Bíblia nos fala de Jó, um homem rico e justo que diante do seu sofrimento fez inúmeros questionamentos a Deus e a partir do capitulo 38 percebemos que finalmente quando Deus falou, não deu a Jó nenhuma resposta. O Senhor mostrou a Jó que mais importante que conhecer as respostas é muito melhor conhecê-LO. A despeito de nossas perguntas sem respostas, devemos estar dispostos a confiar em Deus. Independente das bênçãos e dos sofrimentos que nos sobrevenham precisamos amar a Deus.

No verso 16 do capitulo 9 Jó afirma “ Eis que agora, esta a minha testemunha no céu, e o meu fiador nas alturas”. Ele teve medo que O Senhor o tivesse abandonado, mas ainda assim, apela diretamente para Deus (sua testemunha e seu defensor). Testemunha é alguém que viu o que aconteceu, e o defensor é como um advogado que fala em favor daquele que se queixa. Ao falar assim, Jó quer nos mostrar que toda a sua confiança de qualquer defesa estava depositada no Altíssimo, que a despeito de não ter mais nada ele tinha a Deus e isso bastava. Ele quer nos ensinar que em meio à dor, Deus é suficiente para nossa vida hoje e amanhã.

"Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles." (Hb.7-25)

"... mas, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo."
(I Jô. 2-1)

 "Deus É Suficiente para todas as coisas, acima de todas as coisa, e nada nos céus ou na terra, a não ser Deus, é suficiente.Ele é, em Si próprio o Conhecedor, o Sustentáculo, o Todo- Poderoso."

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

UM NOVO ANO



Fim de ano, tempo de fazermos um balanço de tudo que foi realizado nos últimos doze meses e qualquer que seja o saldo, precisamos reconhecer que Deus tem as chaves de nossa vida, que nada acontece por acaso e nem somos mestres de nosso destino. Todos que pensam que podem controlar suas vidas têm de reconhecer que as doenças graves e as tragédias alteram radicalmente o curso que traçaram para si.

A Bíblia nos conta a historia do rei Ezequias que ficou gravemente doente, mas, ao ficar curado reconheceu que Deus interveio para abençoá-lo. Eis que foi para minha paz que eu estive em grande amargura; tu, porém, amando a minha alma, a livraste da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados.” (Is 38.17)

Um novo ano se aproxima e ele não modificará em nada os nossos sofrimentos e as nossas inquietações, entretanto, a maioria de nós gostaria de saber que situações felizes nos aguardam e o que poderíamos fazer para evitar as tristes. O que sabemos de concreto é que terá 365 dias, trará inúmeras preocupações, dores, alegrias, provavelmente algum sucesso e terminará de modo implacável, sem nenhuma chance de detê-lo e voltar atrás.

Que tal começarmos o ano de 2012 colocando nossas vidas nas mãos de Deus, buscando a Sua vontade meditando na leitura da Bíblia? O Senhor não falhara em nos responder, Ele nos mostrará o caminho da salvação e da benção: Jesus Cristo! Só Ele pode nos dar a paz de espírito que necessitamos para enfrentar as dificuldades que porventura venhamos ter e, assim como Ezequias, compreender que elas são instrumentos para fortalecer a nossa fé.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O QUE REALMENTE É IMPORTANTE



“Vendo Pedro a este disse: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue- me tu.” (Jo 21:21-22)


Essa é uma questão pertinente no início deste novo ano. Aqui estão alguns pensamentos que servem de resposta:

Não é importante que Deus satisfaça nossos desejos, mas que nos cumpramos Sua vontade.

Não é importante que tenhamos uma vida longa, mas que vivamos em dependência do senhor e que O obedeçamos.

O que fazemos não é tão importante quanto o porque e a maneira pelo qual o fazemos.

O que as pessoas pensam e dizem sobre nós é insignificante. O que importa é a opinião de Deus a nosso respeito.

Melhor que ter um conhecimento total da Sagrada Escritura é praticar o que nela esta escrito.

É ótimo ser feliz, mas bem melhor é fazer as pessoas que estão ao nosso redor felizes.

Seria bom sermos poupados de sofrimentos, porém, muito mais importante é através dos sofrimentos alcançarmos o propósito de Deus em nossa vida.

Por fim, é inútil saber quando morreremos. No entanto, infinitamente importante é estarmos preparados para nos encontrar com Deus, nosso criador. O mais importante que você pode fazer este ano é aceitar pela fé O Senhor Jesus como seu salvador e entrar na intimidade do Deus Pai. Assim Ele mesmo irá providenciar todas as demais coisas para você.

 Transcrito Boa Semente – Devocional 2006