quarta-feira, 16 de novembro de 2011

ASAS COMO ÁGUIA

mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças; subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; andarão, e não se fatigarão. (Isaías 40. 31)

A águia é símbolo de força, superioridade e capacidade de visão. Realiza vôos majestosos e incomparáveis a qualquer outra ave; agarra suas presas com uma precisão cirúrgica e com uma velocidade comparável à queda livre.  . Ao enfrentar uma tempestade, há duas características que lhe são peculiares: é totalmente destituída de medo face à destruição e extremamente habilidosa para voar alto. Tudo isso fez com que essa ave fosse usada ao longo da historia das civilizações como símbolo de majestade e poder.

Ela mantém tudo sob o seu campo de visão, acima dos obstáculos, com suas asas fortes capazes de carregar um filhote que esta aprendendo a voar: Como a águia desperta o seu ninho, se move sobre os seus filhos, estende as asas, toma-os e os leva sobre as suas asas”(Dt 32.11). É um animal surpreendente e talvez por isso a Bíblia a use como um referencial e nos aconselha a aprendermos com a águia.

Necessitamos nos transformar em cristãos águias; destemidos, valentes que não retrocede diante do inimigo, mas avança sem temor, como a águia que voa por cima das tormentas que encontra pelo caminho.


É por meio da Palavra de Deus, que seremos capazes de exceder em força, como a águia. Por isso, não nos acomodemos com o lugar onde estamos espiritualmente e almejemos vôos mais altos. Procuremos ser cheios do Espírito Santo, absorvendo dEle as forças necessárias para superarmos as batalhas e para não fraquejarmos ou nos resignarmos diante das dificuldades.

Aprendamos a voar acima das circuntâncias esperando e olhando para O Senhor, trazendo à memória o que nos diz Paulo em Colossenses 3.1-3:

“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.”


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A PORTA DO VALE

“A porta do vale, reparou-a Hanum e os moradores de Zanoa; edificaram-na e lhe assentaram as portas com seus ferrolhos e trancas” (Ne 3.13)

Neemias ouviu sobre o estado em que se encontrava Jerusalém. Ela estava completamente destruída, seus muros haviam sido derrubados e suas portas queimadas. O profeta andou uma noite inteira e ao contemplar aquelas ruínas colocou no seu coração o desejo de reconstruir os muros e as portas. Eram doze portas, todas traziam uma mensagem para o povo de Israel e que se encaixam perfeitamente em nossas vidas.

Entre tantas portas, havia uma, denominada Porta do Vale. Essa é uma porta sobre a qual não gostamos muito de pensar; afinal é confortável conceber Deus apenas como O Deus dos montes. E é maravilhoso estar nas montanhas, na nossa zona de conforto. Entretanto, O Deus dos montes permite que muitas vezes desçamos o vale. Eles existem; passamos e vamos passar por muitos deles ao longo de nossa vida. Enquanto o atravessamos, porém, poderemos estar em paz e essa verdade esta garantida no Salmo 23.4: “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal algum, porque tu estas comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam”. A diferença consiste em repararmos a Porta do Vale.

Existe um evangelho deturpado que esta sendo pregado, afirmando que a partir do momento em que aceitamos Jesus como nosso Senhor e Salvador, os vales não farão parte de nossa vida. Mentira! O próprio Jesus afirmou que neste mundo teríamos aflições e quando prosseguimos em conhecer a Palavra, Ela nos apresenta O Senhor Jesus como um Homem de dores. Passamos por tribulações, sofremos, mas existe uma diferença, a Ressurreição de Cristo destruiu o aguilhão. O vale existe, não adianta maquiar a Porta ou tentar escondê-la, ela é real. Entretanto, a esperança domina o nosso coração quando trazemos à memória a promessa que esta registrada no evangelho de Lucas 3. 4: “Conforme esta escrito no livro das palavras do profeta Isaías: Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas. Todo vale será aterrado, e nivelados todos os montes e outeiros; os caminhos tortuosos serão retificados, e os escabrosos, aplanados; e toda carne verá a salvação de Deus”. Deus garante que todo vale será aterrado! No mundo espiritual os vales se dissipam e por causa disso em meio às dores e lágrimas temos a convicção de que a graça, a misericórdia e a glória do Senhor se fazem presente.

A Deus toda honra e toda glória!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A presença de Jesus




“Jesus também foi convidado, com os seus discípulos, para o casamento.” (Jo: 2.2)

Como em muitas festas é bem provável que nessa houvesse mais convidados além do previsto. O texto afirma que de repente o vinho terminou. Naquele tempo faltar vinho em uma festa de casamento era algo extremamente constrangedor para o noivo e caso os convidados percebessem tornava-se motivo de vergonha.

Entretanto, alguém muito especial havia sido convidado. Jesus estava presente! O desespero dos anfitriões foi aplacado pela presença da glória do Filho de Deus. De uma maneira miraculosa O Mestre supriu a necessidade daquele casal. Em Filipenses 4. 19, Paulo diz: “ E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades”. Isso é tremendo! O Senhor Jesus esta disposto a preencher com a Sua glória tudo aquilo que venha nos faltar. E quantas coisas podemos perder, pelo simples fato de não estarmos atentos à realidade de que Jesus esta presente sempre.

A presença de Jesus não deixa nos faltar nada.
A Sua presença dissipa a escuridão e faz com que a luz brilhe mais e mais.
A presença de Jesus aniquila o poder do inimigo.
A Sua presença permeia a nossa vida de graça e misericórdia.

Porém, é preciso convidá-LO. É isso que fará toda diferença. Ter uma vida norteada por Cristo fará com que vivenciemos a Sua glória. Andar com Jesus e deixar que Ele seja O Senhor de nossa vida, nos habilitará a lidar com qualquer dificuldade. Gigante algum poderá nos deter, muralha alguma será intransponível.

Mas é imprescindível que Jesus Cristo esteja presente. Só Ele poderá nos direcionar por caminhos que ainda não conhecemos. E apenas Ele tem poder e autoridade para transformar tudo que parece invencível e nos aprisiona. Ele próprio nos diz: “Creiam em Deus; creiam também em mim”. ( Jo: 14. 1)

A Ti Senhor a minha gratidão pela Tua presença na minha vida. É ela “que me dá forças e me protege onde quer que eu vá”. A Tua presença “não me deixa tropeçar e me Põe a salvo nas montanhas”. Ela “me treina para a batalha para que eu possa usar os arcos mais fortes”.


terça-feira, 18 de outubro de 2011

SALMO 46


A probabilidade de uma vida sem problemas é praticamente zero. O próprio Jesus não nos prometeu uma vida isenta de dificuldades, mas, nos garantiu um coração tranquilo: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, credes também em mim.” (Jo 14.1)

A certeza de que O Senhor é por nós, esta ao nosso lado e nos dá paz interior, tranqüiliza o nosso coração e nos impulsiona a confiar na vitória.

Segundo estudiosos da Bíblia esse Salmo foi entoado logo depois que Deus interveio para livrar Jerusalém do cerco de Senaqueribe, rei da Assíria. Senaqueribe após derrotar muitas nações, envia uma carta a Ezequias, rei de Judá, desafiando o seu Deus, ameaçando invadir e aniquilar tudo. Entretanto, o rei de Judá fez exatamente o que devemos fazer em tempos de aflição; foi ao templo apresentou a carta ao Senhor e obedeceu ao conselho de Isaías de não fazer aliança com ninguém e confiasse apenas no Senhor.

O texto nos relata que o exercito da Assíria rodeou os muros de Jerusalém e se preparou para atacarem à meia noite. Algo, porém, sobrenatural aconteceu e faltando cinco minutos para meia noite uma praga varreu o acampamento e matou 180 mil soldados. O restante bateu em retirada e Senaqueribe voltou derrotado para Nínive, não por causa do exército de Ezequias ou pelos altos muros de Jerusalém, mas pela poderosa intervenção do Senhor!  O salmista entoou um cântico de louvor e esse cântico nos foi preservado no Salmo 46. Um Salmo de triunfo no meio da dificuldade.

O Senhor é por nós, nEle achamos proteção e força. Assim como Ezequias apresentou a Deus as ameaças do rei da Assíria, essa deve ser a nossa atitude mediante as dificuldades. Quando oramos buscando a Sua vontade, Ele nos ensina como agir. Quando pedimos a visão de Deus e o Seu poder, dispostos a seguir os Seus passos, Ele nos capacita com o Seu Amor, Perdão e Misericórdia.

O verso 10 desse Salmo diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” Ele deseja que em meio às lutas, passemos pelo vale com calma, sem desesperar-se, confiantes de que Ele é o Nosso Senhor Poderoso e Suficiente. É como se Deus estivesse nos dizendo: Parem e desistam; Eu Deus, serei exaltado na vitória. A guerra e a destruição são imutáveis assim como é imutável a Minha vitória final! Portanto estejamos calmos honrando-O reverentemente.

Glória a Deus!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O KAYRÓS DE DEUS


“Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de
noite, ainda que tardio para com eles?”(Lc 18.7)


O evangelho de Marcos relata que durante uma tempestade, Jesus percebeu o quanto seus discípulos estavam cansados. Interessante que era ainda a metade da noite quando Ele os observava. E como um pai amoroso Jesus esperou. Aguardou até a hora certa, até o momento certo. O Senhor esperou até entender que era a hora de chegar e finalmente chegou. Mas, afinal, o que fazia com que aquela hora fosse a certa? Sinceramente não sei. O que fazia a hora nona ser melhor que a quarta ou a quinta? Infelizmente não sei responder. Qual será o motivo pelo qual Deus espera até acabar o nosso último centavo? Porque Deus, O todo Poderoso, espera que uma doença se prolongue por anos e anos e escolhe aguardar até chegar ao outro lado do túmulo para responder às orações que pedem pela cura? Eu não sei.

O que realmente sei, é que Deus é Senhor do tempo, age no tempo certo e num patamar muito mais elevado que o nosso. "Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Is 55.8). O que posso afirmar é que Ele sempre fará o melhor e jamais deixará de exercer a Sua justiça àqueles que O buscam de todo coração. 

Creio também, que ainda que não ouçamos a Sua voz, Ele está falando. Que mesmo que não vejamos nada, Deus está agindo, e enquanto enfrentamos as nossas dores O Senhor vela por nós.


Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpetuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hb 7.24-25)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PROSSEGUINDO PARA O ALVO I

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.(Fl 3.13-14)  
                    
Paulo se compara a um atleta, que esta numa corrida dando o máximo de si, completamente concentrado no que faz, de modo que não possa ficar aquém do alvo que Cristo tem par ele.

Todos nós que fazemos parte dessa maratona precisamos ter em mente que a corrida é árdua, é cansativa, é trabalhosa, exige renúncia, mas, é também permeada por vitórias e momentos felizes.

O apóstolo ainda nos chama a atenção para outro princípio fundamental: Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.” É necessário muito cuidado para que não tropecemos e venhamos cair. De maneira alguma devemos nos exaltar por estarmos de pé. O perigo de cair é real, daí solicitar de nós uma vigilância toda especial. Nessa corrida cada um deve preocupar-se com sua performance e não com o desempenho do seu irmão. É claro que podemos e devemos aconselhá-lo, ajudá-lo e não apenas recriminá-lo. É imprescindível prestar muita atenção onde pisamos para que não venhamos cair nos “buracos”. É preciso termos cuidado com a nossa língua afim de que não nos falte o fôlego enquanto usamos palavras inúteis. Nunca nos esqueçamos de nossa própria corrida e de zelar por ela. Inúmeras pessoas estão olhando, observando: nossa família, nossos pais, nossos amigos, nossos vizinhos, nossos colegas de trabalho.

Lembremos sempre que todo “atleta de Cristo” tem um adversário que tenta de todas as maneiras derrubá-lo, desviá-lo da direção certa e levá-lo para outro caminho – Satanás – ele é o responsável por lançar pensamentos que contaminam a nossa mente e nos impele a desistir da corrida.

Na maratona da vida cristã, devemos nos esforçar para dar passos firmes, seguros e bem cadenciados, olhando sempre e fixamente para o alvo. 

fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.(Hb 12.2)