terça-feira, 18 de outubro de 2011

SALMO 46


A probabilidade de uma vida sem problemas é praticamente zero. O próprio Jesus não nos prometeu uma vida isenta de dificuldades, mas, nos garantiu um coração tranquilo: “Não se turbe o vosso coração, credes em Deus, credes também em mim.” (Jo 14.1)

A certeza de que O Senhor é por nós, esta ao nosso lado e nos dá paz interior, tranqüiliza o nosso coração e nos impulsiona a confiar na vitória.

Segundo estudiosos da Bíblia esse Salmo foi entoado logo depois que Deus interveio para livrar Jerusalém do cerco de Senaqueribe, rei da Assíria. Senaqueribe após derrotar muitas nações, envia uma carta a Ezequias, rei de Judá, desafiando o seu Deus, ameaçando invadir e aniquilar tudo. Entretanto, o rei de Judá fez exatamente o que devemos fazer em tempos de aflição; foi ao templo apresentou a carta ao Senhor e obedeceu ao conselho de Isaías de não fazer aliança com ninguém e confiasse apenas no Senhor.

O texto nos relata que o exercito da Assíria rodeou os muros de Jerusalém e se preparou para atacarem à meia noite. Algo, porém, sobrenatural aconteceu e faltando cinco minutos para meia noite uma praga varreu o acampamento e matou 180 mil soldados. O restante bateu em retirada e Senaqueribe voltou derrotado para Nínive, não por causa do exército de Ezequias ou pelos altos muros de Jerusalém, mas pela poderosa intervenção do Senhor!  O salmista entoou um cântico de louvor e esse cântico nos foi preservado no Salmo 46. Um Salmo de triunfo no meio da dificuldade.

O Senhor é por nós, nEle achamos proteção e força. Assim como Ezequias apresentou a Deus as ameaças do rei da Assíria, essa deve ser a nossa atitude mediante as dificuldades. Quando oramos buscando a Sua vontade, Ele nos ensina como agir. Quando pedimos a visão de Deus e o Seu poder, dispostos a seguir os Seus passos, Ele nos capacita com o Seu Amor, Perdão e Misericórdia.

O verso 10 desse Salmo diz: “Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus.” Ele deseja que em meio às lutas, passemos pelo vale com calma, sem desesperar-se, confiantes de que Ele é o Nosso Senhor Poderoso e Suficiente. É como se Deus estivesse nos dizendo: Parem e desistam; Eu Deus, serei exaltado na vitória. A guerra e a destruição são imutáveis assim como é imutável a Minha vitória final! Portanto estejamos calmos honrando-O reverentemente.

Glória a Deus!

terça-feira, 11 de outubro de 2011

O KAYRÓS DE DEUS


“Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a Ele de dia e de
noite, ainda que tardio para com eles?”(Lc 18.7)


O evangelho de Marcos relata que durante uma tempestade, Jesus percebeu o quanto seus discípulos estavam cansados. Interessante que era ainda a metade da noite quando Ele os observava. E como um pai amoroso Jesus esperou. Aguardou até a hora certa, até o momento certo. O Senhor esperou até entender que era a hora de chegar e finalmente chegou. Mas, afinal, o que fazia com que aquela hora fosse a certa? Sinceramente não sei. O que fazia a hora nona ser melhor que a quarta ou a quinta? Infelizmente não sei responder. Qual será o motivo pelo qual Deus espera até acabar o nosso último centavo? Porque Deus, O todo Poderoso, espera que uma doença se prolongue por anos e anos e escolhe aguardar até chegar ao outro lado do túmulo para responder às orações que pedem pela cura? Eu não sei.

O que realmente sei, é que Deus é Senhor do tempo, age no tempo certo e num patamar muito mais elevado que o nosso. "Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos" (Is 55.8). O que posso afirmar é que Ele sempre fará o melhor e jamais deixará de exercer a Sua justiça àqueles que O buscam de todo coração. 

Creio também, que ainda que não ouçamos a Sua voz, Ele está falando. Que mesmo que não vejamos nada, Deus está agindo, e enquanto enfrentamos as nossas dores O Senhor vela por nós.


Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpetuo.
Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. (Hb 7.24-25)

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

PROSSEGUINDO PARA O ALVO I

Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante,
prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus.(Fl 3.13-14)  
                    
Paulo se compara a um atleta, que esta numa corrida dando o máximo de si, completamente concentrado no que faz, de modo que não possa ficar aquém do alvo que Cristo tem par ele.

Todos nós que fazemos parte dessa maratona precisamos ter em mente que a corrida é árdua, é cansativa, é trabalhosa, exige renúncia, mas, é também permeada por vitórias e momentos felizes.

O apóstolo ainda nos chama a atenção para outro princípio fundamental: Aquele, pois, que pensa estar em pé, olhe não caia.” É necessário muito cuidado para que não tropecemos e venhamos cair. De maneira alguma devemos nos exaltar por estarmos de pé. O perigo de cair é real, daí solicitar de nós uma vigilância toda especial. Nessa corrida cada um deve preocupar-se com sua performance e não com o desempenho do seu irmão. É claro que podemos e devemos aconselhá-lo, ajudá-lo e não apenas recriminá-lo. É imprescindível prestar muita atenção onde pisamos para que não venhamos cair nos “buracos”. É preciso termos cuidado com a nossa língua afim de que não nos falte o fôlego enquanto usamos palavras inúteis. Nunca nos esqueçamos de nossa própria corrida e de zelar por ela. Inúmeras pessoas estão olhando, observando: nossa família, nossos pais, nossos amigos, nossos vizinhos, nossos colegas de trabalho.

Lembremos sempre que todo “atleta de Cristo” tem um adversário que tenta de todas as maneiras derrubá-lo, desviá-lo da direção certa e levá-lo para outro caminho – Satanás – ele é o responsável por lançar pensamentos que contaminam a nossa mente e nos impele a desistir da corrida.

Na maratona da vida cristã, devemos nos esforçar para dar passos firmes, seguros e bem cadenciados, olhando sempre e fixamente para o alvo. 

fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus.(Hb 12.2)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Insensato Coração


Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? (Jr 17.9)

O profeta Jeremias afirma que o nosso coração é cheio de perversidade e é difícil entendermos isso. Entretanto, se a Bíblia o diz, é porque realmente é assim e ela faz uma referência à nossa desprezível vontade própria – a nossa velha natureza! O coração é a sede de todas as nossas vontades e é dele também que provém toda rebeldia contra Deus. Enquanto tivermos vida, sempre haverá no nosso coração a inclinação para o mal.

É necessário que paremos um pouco para refletir acerca de como vai o nosso coração. Quem sabe ele encontra-se revoltado contra Deus e deseja seguir seus próprios caminhos. Caso esteja assim, é hora de fazermos uma mudança integral; e não há outro modo de mudar o nosso coração para que seja dominado pela vontade do Senhor se não seguirmos o que nos orienta 2Cr 16.9 “Porque, quanto ao SENHOR, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele;” Só a partir do momento que direcionamos  o nosso coração inteiramente para Deus seremos capazes de ter os nossos anseios submetidos ao senhorio  do Pai Celestial.

Será que temos capacidade suficiente para conhecer e saber como é realmente o nosso coração? O livro aos Hebreus nos chama atenção para o seguinte: “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo;”. Que O Senhor nos habilite a ter um coração plenamente orientado por Ele, de modo que sejamos sustentados com a Sua fidelidade.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

“Onde não há conselho, frustram-se os projetos...”



Há um ditado popular que afirma: “Se conselho fosse bom, não se dava, vendia-se”.

Tem pessoas que não aceitam conselhos pelo simples fato de que sua mente esta fechada a eles. Podem até buscar um conselho, entretanto só o colocará em prática se o mesmo reforçar uma decisão já tomada ou se for o caminho mais fácil a ser seguido. Rejeitar ajuda e fazer as coisas ao seu modo é natural no homem.

Buscar, ouvir e observar as palavras de bons conselheiros são atitudes daqueles que são dotados de sabedoria. A Bíblia declara que Salomão foi um homem extremamente sábio e no livro de Provérbios ele nos deixa a seguinte exortação: Quando não há sábia direção, o povo cai; mas na multidão de conselheiros há segurança”. Onde não há conselho, frustram-se os projetos; mas com a multidão de conselheiros se estabelecem”. “O sábio é mais poderoso do que o forte; e o inteligente do que o que possui a força” (Pv 11.14; 15.22; 24.6).

Roboão, filho e sucessor de Salomão, ao assumir o trono, o povo lhe pediu que os governasse com generosidade. Os conselheiros mais velhos o orientaram a servir a nação e a lhes responder de modo favorável (Eles lhe disseram: Se hoje te tornares servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, eles serão para sempre teus servos.) 1Rs 12.7. Mas Roboão preferiu dar ouvidos a um conselho desumano de seus companheiros, o qual mais tarde teve conseqüências desastrosas.

O filho do rei Salomão procurou conselhos, contudo não deu a devida atenção para avaliar o que foi falado. Se o tivesse feito, teria percebido que as palavras dos anciãos eram mais sábias que as dos seus colegas. É fundamental analisarmos os conselhos que pedimos, ponderando se são realistas, se podem ser colocados em prática, se as conseqüências dos mesmos são justas e benéficas e se estão em concordância com a Palavra de Deus.

Contrariando o ditado popular, podemos afirmar que conselho é uma coisa boa, contanto, que o busquemos naqueles que são experientes e sábios, analisando se estão coerentes com os padrões de Deus, pois só assim se tornarão úteis.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

PENSAMENTOS DE ALGUNS CRISTÃOS

Deus não deixa de existir quando os homens deixa de crer nEle
******

Deus não precisa provar que existe. Mas os homens precisam encontrar um sentido para sua própria vida. A fé em Deus, portadora da verdadeira vida e de certezas eternas, transforma o ser humano e responde às perguntas mais profundas.
******

Se parece que Deus esta muito longe de você, pense: quem se afastou de quem?

******
Se me perguntassem qual foi a maior ameaça do século XX, eudiria que foi o fato da humanidade se esquecer de Deus.
******

No coração de cada ser humano, há um vazio tão grande que somente Deus pode preencher.
******

Deus habita onde O deixam entrar. “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele e ele comigo” (AP 3:20).
******

Não devemos buscar a felicidade a qualquer preço, mas sim desfrutarmos do que Deus já preparou para nossa vida.
******

A melhor forma de resistir ao diabo é submeter-se a Deus.

Transcrito Boa Semente devocional 2004