O apóstolo Paulo em Gl 2.20 afirma: “já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim!”. Unidade verdadeira é justamente isso! Cristo esta em mim e em todos os meus irmãos.
Há uma infinidade de crentes em Cristo que entendem como unidade espiritual o fato de todos terem uma mesma maneira de pensar. Entretanto, é precisamente isso que gera desavenças e confusões dentro da igreja. Deixar que Cristo cresça mais e mais em nós por meio do Espírito Santo, é que atrairá a verdadeira unidade. À medida que permitimos que O Senhor Jesus cresça em nós, teremos condições de viver o que esta escrito em 2Co 5.16 (Por isso daqui por diante a ninguém conhecemos segundo a carne;...), ou seja, não devemos julgar o nosso irmão baseado nas nossas convicções, mas analisá-lo segundo O Nosso Senhor. Muitas contendas seriam evitadas se compreendessemos e adotassemos essa postura.
Unidade espiritual não implica necessariamente, que temos que ter as mesmas opiniões. Sempre haverá assuntos os quais as ideias irão divergir no corpo de Cristo. O que precisamos entender, é que quando O Espírito Santo é o centro da comunhão e tem toda a liberdade para reinar e agir, as coisas secundárias deixam de ser motivo para a desarmonia. Quando JESUS tem primazia e ocupa o lugar que é Dele por excelência, iremos nos concentrar naquilo que realmente é fundamental. Aceitaremos a verdade de que o nosso irmão não é obrigado a ver as coisas do mesmo modo que nós vemos. Entenderemos que o que importa é colocarmos em prática tudo que estiver ao nosso dispor, para que o próximo que tem uma opinião diferente da nossa, veja Cristo em nós, e nós O vejamos nele. É isso que fará com que apesar das diferenças, estendamos as nossas mãos um para o outro e olhemos para o que nos une e não para o que nos separa.
Quando Jesus toma conta de cada pedacinho de nossa vida e governa cada situação pelas quais passamos, teremos condições de amar à despeito de qualquer coisa e de nos submetermos à ordem de Paulo em Fl 2.3 “nada façais por contenda ou por vanglória, mas com humildade cada um considere os outros superiores a si mesmo;”. Na maioria das vezes é o orgulho que nos impede de abraçar o irmão quando nos desentendemos; e como cristãos renascidos da Água e do Espírito precisamos nos esforçar para distinguir entre o que nos une e que nos divide; sem nos esquecermos, porém, da necessidade de sermos cautelosos, pois, a distância entre as diferenças de opiniões e as falsas doutrinas é bem curto. É imprescindível que examinemos se esta em jogo algo sem nenhuma relevância, ou se estamos debatendo uma falsa doutrina.
O Livro de Eclesiastes nos diz algo bem peculiar: “Quem é como o sábio? e quem sabe a interpretação das coisas? A sabedoria do homem faz brilhar o seu rosto, e com ela a dureza do seu rosto se transforma.” Que o Nosso Salvador, que se transformou em sabedoria para nós, ilumine de tal forma o nosso semblante que as nossas feições sejam transformadas e os nossos corações fiquem repletos de amor fraternal.
Que Deus nos abençoe!!!!





