terça-feira, 21 de junho de 2011

HONRA A TEU PAI E TUA MÃE

Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.(Ex20.12)
 Honra a teu pai e a tua mãe, como o SENHOR teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias, e para que te vá bem na terra que te dá o SENHOR teu Deus. (Dt5.16)

Honrar pai e mãe é o primeiro mandamento com promessa e ocupa lugar de destaque na lei de Moisés. Em Efésios 6.12 o apóstolo Paulo o expõe de uma maneira muito clara para o povo de Deus (“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo. Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa”). Os filhos precisam estar conscientes do dever de obedecer e respeitar seus pais. Hoje se tem dado certo grau de importância aos jovens, que desde a mais tenra idade, muitos acreditam que não têm nenhum compromisso para com seus pais. Passam a desprezar as suas opiniões, afirmando que “não evoluíram com o tempo” ou que “estão vivendo no tempo das cavernas” e a partir desse atrevimento destituído de propósito, passam para uma discussão sem fim.

A Palavra do Senhor nos diz que “nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais...” (2 Tm 3.1-2).


É imprescindível que os jovens cristãos atentem para o fato de não se distanciarem do caminho do Senhor, o qual lhes é revelado de modo muito claro. Honrar pai e mãe precisa ser o primeiro dever, isso irá determinar o seu caráter de servo genuíno.

Geralmente o que se tem observado é que todos aqueles que cumpriram um desempenho útil para com os seus semelhantes foram justamente os que honraram seus pais. É indispensável refletir sobre isso, pois de maneira nenhuma se pode esperar alguma coisa nobre de uma pessoa que de modo detestável tenha desamparado seus pais.

Que Deus na Sua Infinita misericórdia nos capacite a sermos filhos e filhas que deem a honra devida aos pais.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

“Tu, porém permanece naquilo que aprendeste”.
(2Tm 3.14)


É quase impossível afirmar que exista alguém que não tenha recebido alguma instrução. No decorrer de nossa vida estamos constantemente sendo ensinados. Somos capazes de aprender com facilidade e de assimilar o que nos informam como se fosse a verdade. A cada nova descoberta, entretanto, deixamos de lado o que aprendemos anteriormente como se não tivesse qualquer valor. Inúmeras são as vezes que chegam para nós e dizem assim: “Vocês aprenderam assim, mas hoje verificamos que aquele ensino estava errado”.

As instruções contidas na Palavra de Deus, porém, são insubstituíveis. Tudo que aprendemos deve ser conservado em nossos corações e não devemos deixar de maneira alguma que outros ensinos venham se opor às verdades bíblicas que aquecem o nosso coração.

A Palavra de Deus é um tesouro inesgotável. É lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. Ela é viva e eficaz. Ela é a “arma” que nos foi dada para lutar e derrotar o inimigo das nossas vidas.

Lutemos com todas as nossas forças para impedir que ensinamentos humanistas, filosóficos ou sofismas substituam o nosso amor pela Palavra e pelo Deus da Palavra.

Sigamos o conselho do Apóstolo Paulo de permanecer nas verdades ali ministradas, pois são elas que nos tornam sábios e nos transformam num servo que agrada ao Senhor.

Que assim como o salmista possamos declarar: “Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos”.( Sl 119.98)

sábado, 18 de junho de 2011

ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS

"Tudo passa rapidamente e nós voamos"
"Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios".(Sl 90.10-12)

Às vezes me pego a pensar em  como estamos sempre correndo atrás de sonhos, de objetivos e  até de coisas que ja se perderam. Isso acontece porque nos esquecemos que O Senhor nos compara à relva que de madrugada floresce e a tarde murcha e seca.

Estamos sempre empenhados a fazer uma infinidade de coisas, na tentativa de alcançarmos algo e quando finalmente o conquistamos, é necessário lutar e investir tempo para mantê-lo; e quantas não são as vezes que culpamos a Deus por não atingirmos as nossas metas só porque não lembramos que Ele tem toda a eternidade para cumprir as Suas promessas.

Será que usamos o nosso tempo para semear amor o suficiente para podermos colher agora ou temos corrido tanto que tem sido impossível parar e plantar?

Quem sabe temos corrido com intensa dedicação atrás de tesouros que a traça e a ferrugem irão corroer e nos esquecemos de cultivar o que realmente é importante? Muitos são  os filhos que hoje não acham tempo para estar com seus pais, porque não foram plantados em seus corações valores eternos.

A partir do momento que aprendermos a contar os nossos dias, perceberemos que as coisas eternas jamais poderão ser compradas, mas vividas. O amor, a amizade, o carinho, o respeito, o companheirismo, são preciosidades que brotarão em nossa vida na medida em que forem semeados. Ainda há tempo de pararmos e nos espelharmos em Jesus Cristo, pois Ele é O Mestre por Excelência para nos ensinar a viver bem os nossos dias e amar como convém.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

A VIDEIRA VERDADEIRA


" Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor" (Jo 15.1)

Há momentos em nossa vida que nos sentimos como ramos prestes a secar. O desânimo toma conta de nós, não temos força para meditar na Palavra ou para orar, e assim por não alimentarmos a nossa comunhão com Deus corremos o risco de secarmos e até mesmo nos desprendermos da videira. O Senhor, porém, é Poderoso para novamente nos enxertar, como está escrito em Rm:11:17"E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira". Por isso, ainda que estejamos quebrados, a videira permanece lá disposto a nos receber como enxerto e fazer de nós ramos naturais.
Basta tão somente, levantarmos nossas cabeças e clamarmos Àquele que tem todo o poder para nos renovar, nos restaurar e assim sermos um com Jesus, tendo O Pai como agricultor.
Que Deus nos abençoe! Bjs!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

LUCAS 18;13


“O publicano, estando de pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício mim, pecador!” ( Lc18.13)




Nessa parábola o Senhor Jesus aponta para dois tipos de pessoas homens. Uma que pensava ser justa devido aos seus próprios esforços, inconsciente de sua natureza pecaminosa, de sua indignidade e da permanente necessidade da graça e misericórdia de Deus. A essa Jesus se refere como “a alguns que confiavam em si mesmos” e que fazia parte daqueles que “desprezavam os outros.” Era um fariseu, que devido aos seus atos de compaixão e bondade exterior pensava não precisar da graça do Senhor. Encontrava-se no templo, numa posição de destaque e “orava de si para si”. Um homem que aos olhos dos outros se torna intolerável, pois o que rege a sua vida é o seu “eu”: ‘’Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens... jejuo duas vezes por semana e dou o dizimo de tudo quanto ganho” (v.11-12). A esses, cheios de orgulho, O Filho de Deus não tem nenhum desejo de se relacionar.

O outro, um coletor de impostos, chega ao templo e permanece além do local sagrado. Diferente do fariseu estava profundamente consciente do seu pecado e culpa; e verdadeiramente arrependido volta-se para Deus suplicando perdão e misericórdia. Demonstrando ser um verdadeiro filho de Deus suplica ao Eterno: “Ó Senhor sê propício a mim pecador!”. É como se dissesse: seja favorável a mim Senhor, seja a minha expiação um sacrifício purificatório!  A expiação é tão somente o sacrifício que Jesus Cristo originou na cruz e o único aceito por um Deus Santo!


Porque todo aquele que a si mesmo exaltar será humilhado. Mas o que a si mesmo humilhar será exaltado! (Lc 18.14)



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quero compartilhar  com  vocês essa mensagem do Pr. Elcio. Creio que confortará todos que se encontram abatidos de coração.



Coração  em mil pedaços... até quando?????




Não existem corações partidos, tão somente doloridos.
A esperança é a cura, trazendo reparação.
Mas, e se a mágoa é tão grande, que não deixa lugar para a esperança?
As lembranças insistem em ficar, e o passado teima em dizer: não há futuro.
Muitos permanecem sofrendo porque não procuraram o remédio verdadeiro.
Tal porção é encontrada no próprio Deus – criador do universo – como mencionou o profeta, há milhares de anos:
Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?                                                    Jer 8:22
Há futuro. Há saída. Isso depende de você ir ao encontro do Deus de amor.

Só Ele tem o poder de colar o coração despedaçado - pedacinho por pedacinho - a seu tempo.

 

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.               I Cor 13:13
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.               Eclesiastes 3:
1


www.pastorelcio.com

Pastor Elcio