segunda-feira, 20 de junho de 2011

“Tu, porém permanece naquilo que aprendeste”.
(2Tm 3.14)


É quase impossível afirmar que exista alguém que não tenha recebido alguma instrução. No decorrer de nossa vida estamos constantemente sendo ensinados. Somos capazes de aprender com facilidade e de assimilar o que nos informam como se fosse a verdade. A cada nova descoberta, entretanto, deixamos de lado o que aprendemos anteriormente como se não tivesse qualquer valor. Inúmeras são as vezes que chegam para nós e dizem assim: “Vocês aprenderam assim, mas hoje verificamos que aquele ensino estava errado”.

As instruções contidas na Palavra de Deus, porém, são insubstituíveis. Tudo que aprendemos deve ser conservado em nossos corações e não devemos deixar de maneira alguma que outros ensinos venham se opor às verdades bíblicas que aquecem o nosso coração.

A Palavra de Deus é um tesouro inesgotável. É lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos. Ela é viva e eficaz. Ela é a “arma” que nos foi dada para lutar e derrotar o inimigo das nossas vidas.

Lutemos com todas as nossas forças para impedir que ensinamentos humanistas, filosóficos ou sofismas substituam o nosso amor pela Palavra e pelo Deus da Palavra.

Sigamos o conselho do Apóstolo Paulo de permanecer nas verdades ali ministradas, pois são elas que nos tornam sábios e nos transformam num servo que agrada ao Senhor.

Que assim como o salmista possamos declarar: “Os teus mandamentos me fazem mais sábio que os meus inimigos”.( Sl 119.98)

sábado, 18 de junho de 2011

ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS

"Tudo passa rapidamente e nós voamos"
"Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios".(Sl 90.10-12)

Às vezes me pego a pensar em  como estamos sempre correndo atrás de sonhos, de objetivos e  até de coisas que ja se perderam. Isso acontece porque nos esquecemos que O Senhor nos compara à relva que de madrugada floresce e a tarde murcha e seca.

Estamos sempre empenhados a fazer uma infinidade de coisas, na tentativa de alcançarmos algo e quando finalmente o conquistamos, é necessário lutar e investir tempo para mantê-lo; e quantas não são as vezes que culpamos a Deus por não atingirmos as nossas metas só porque não lembramos que Ele tem toda a eternidade para cumprir as Suas promessas.

Será que usamos o nosso tempo para semear amor o suficiente para podermos colher agora ou temos corrido tanto que tem sido impossível parar e plantar?

Quem sabe temos corrido com intensa dedicação atrás de tesouros que a traça e a ferrugem irão corroer e nos esquecemos de cultivar o que realmente é importante? Muitos são  os filhos que hoje não acham tempo para estar com seus pais, porque não foram plantados em seus corações valores eternos.

A partir do momento que aprendermos a contar os nossos dias, perceberemos que as coisas eternas jamais poderão ser compradas, mas vividas. O amor, a amizade, o carinho, o respeito, o companheirismo, são preciosidades que brotarão em nossa vida na medida em que forem semeados. Ainda há tempo de pararmos e nos espelharmos em Jesus Cristo, pois Ele é O Mestre por Excelência para nos ensinar a viver bem os nossos dias e amar como convém.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

A VIDEIRA VERDADEIRA


" Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor" (Jo 15.1)

Há momentos em nossa vida que nos sentimos como ramos prestes a secar. O desânimo toma conta de nós, não temos força para meditar na Palavra ou para orar, e assim por não alimentarmos a nossa comunhão com Deus corremos o risco de secarmos e até mesmo nos desprendermos da videira. O Senhor, porém, é Poderoso para novamente nos enxertar, como está escrito em Rm:11:17"E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles e feito participante da raiz e da seiva da oliveira". Por isso, ainda que estejamos quebrados, a videira permanece lá disposto a nos receber como enxerto e fazer de nós ramos naturais.
Basta tão somente, levantarmos nossas cabeças e clamarmos Àquele que tem todo o poder para nos renovar, nos restaurar e assim sermos um com Jesus, tendo O Pai como agricultor.
Que Deus nos abençoe! Bjs!

quinta-feira, 16 de junho de 2011

LUCAS 18;13


“O publicano, estando de pé, longe, não ousava nem ainda levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, sê propício mim, pecador!” ( Lc18.13)




Nessa parábola o Senhor Jesus aponta para dois tipos de pessoas homens. Uma que pensava ser justa devido aos seus próprios esforços, inconsciente de sua natureza pecaminosa, de sua indignidade e da permanente necessidade da graça e misericórdia de Deus. A essa Jesus se refere como “a alguns que confiavam em si mesmos” e que fazia parte daqueles que “desprezavam os outros.” Era um fariseu, que devido aos seus atos de compaixão e bondade exterior pensava não precisar da graça do Senhor. Encontrava-se no templo, numa posição de destaque e “orava de si para si”. Um homem que aos olhos dos outros se torna intolerável, pois o que rege a sua vida é o seu “eu”: ‘’Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens... jejuo duas vezes por semana e dou o dizimo de tudo quanto ganho” (v.11-12). A esses, cheios de orgulho, O Filho de Deus não tem nenhum desejo de se relacionar.

O outro, um coletor de impostos, chega ao templo e permanece além do local sagrado. Diferente do fariseu estava profundamente consciente do seu pecado e culpa; e verdadeiramente arrependido volta-se para Deus suplicando perdão e misericórdia. Demonstrando ser um verdadeiro filho de Deus suplica ao Eterno: “Ó Senhor sê propício a mim pecador!”. É como se dissesse: seja favorável a mim Senhor, seja a minha expiação um sacrifício purificatório!  A expiação é tão somente o sacrifício que Jesus Cristo originou na cruz e o único aceito por um Deus Santo!


Porque todo aquele que a si mesmo exaltar será humilhado. Mas o que a si mesmo humilhar será exaltado! (Lc 18.14)



quarta-feira, 15 de junho de 2011

Quero compartilhar  com  vocês essa mensagem do Pr. Elcio. Creio que confortará todos que se encontram abatidos de coração.



Coração  em mil pedaços... até quando?????




Não existem corações partidos, tão somente doloridos.
A esperança é a cura, trazendo reparação.
Mas, e se a mágoa é tão grande, que não deixa lugar para a esperança?
As lembranças insistem em ficar, e o passado teima em dizer: não há futuro.
Muitos permanecem sofrendo porque não procuraram o remédio verdadeiro.
Tal porção é encontrada no próprio Deus – criador do universo – como mencionou o profeta, há milhares de anos:
Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?                                                    Jer 8:22
Há futuro. Há saída. Isso depende de você ir ao encontro do Deus de amor.

Só Ele tem o poder de colar o coração despedaçado - pedacinho por pedacinho - a seu tempo.

 

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.               I Cor 13:13
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.               Eclesiastes 3:
1


www.pastorelcio.com

Pastor Elcio

terça-feira, 14 de junho de 2011

I SAMUEL 30 REAVENDO O QUE PERDEMOS


                                                  
A vida é feita de perdas e gera em nós um sentimento de dor, de tristeza, decepção. Quantos de nós já não perdemos um ente querido, um sonho, o casamento, a dignidade, a alegria, a saúde (o meu pai por ex) e inúmeras outras coisas.

O texto nos conta a historia de Davi, um homem amado do Senhor, mas, que ainda assim, sofreu grandes perdas em sua vida, não porque merecesse, mas porque um inimigo implacável, o mal, veio sobre ele e levou tudo o que possuía enquanto ele e seus homens estavam na batalha. O inimigo destruiu sua cidade, levou seus bens, suas esposas e seus filhos. Restou apenas a dor, a angústia e o desespero.

Talvez você esteja passando por isso agora; o inimigo veio com fúria roubou e destruiu aquilo que guardava com tanto carinho. Quem sabe você perdeu o prazer de servir ao Senhor, o seu emprego, a alegria de ter o seu pai com saúde, perdeu o seu filho para as drogas, seu casamento esta destruído, perdeu a vontade de viver e tantas outras coisas? Mas, Davi se levanta aqui como exemplo, para nos dar lições vindas do coração de Deus para reavermos tudo que o inimigo roubou. “Para isto se manifestou o Filho de Deus, para destruir as obras do Diabo” (1Jo 3.18).

A primeira lição que aprendemos é que Davi identificou o inimigo. Aqueles homens, amigos de Davi, ao se depararem com a perda, lançaram a culpa nele. Ao invés de se enfurecerem contra o verdadeiro opressor (os amalequitas), identificaram Davi como o inimigo e desejaram apedrejá-lo. E se não tivermos cuidado, lançaremos a culpa por nossas perdas contra as pessoas erradas e de maneira alguma recuperaremos o que perdemos. Efésio 6.12 diz que “nossa luta não é contra carne e sangue, mas contra os principados e potestades, contra Satanás e seus demônios”. Não se enfureça contra seres humanos, seu inimigo não é de carne e osso; sua luta é espiritual e nossas armas são espirituais (oração, jejum, santificação, leitura da Palavra).  Por não terem identificado o inimigo eles queriam apedrejar Davi, que também sofria. Quando não identificamos o inimigo, apedrejamos a esposa, os filhos, o esposo, o governo, o pastor, o patrão e até mesmo Deus! Davi aprendeu a identificar o inimigo. Vamos agir como o filho de Jessé, que identificou o inimigo, se reanimou no Senhor e consultou ao Senhor (vs 6), na certeza de que  Ele lhe daria forças e poder para trazer de volta o que o inimigo tinha levado. Procuremos encher a nossa mente com aquilo que nos da esperança (O Senhor é bom e a Sua misericórdia dura para sempre). Creiamos na verdade de que Jesus já conquistou tudo para nós e somos mais que vencedores. Quando Davi perdeu tudo, ele não perdeu a fé, a convicção de que Deus estava com ele. O inimigo pode levar tudo, mas jamais poderá levar nossa fé e esperança no Senhor.

A segunda coisa que aprendemos, é que a luta era grande demais para Davi e por isso ele se uniu a outros que desejavam lutar contra o inimigo até vencê-lo. Diante das perdas nossa tendência é queremos lutar sozinhos, por nós mesmos, entretanto, Ec 4.9 nos adverte que “É melhor serem dois do que um, pois se um cair o outro levanta, se ficar frio um aquece o outro, se o inimigo vier são dois para vencê-lo”. GLÓRIA A DEUS!!!!. Davi foi a luta com 400 homens comprometidos com ele e descobriu a força de estar de acordo com alguém. Não lutemos sozinhos, tenhamos alguém de acordo conosco.

Os versos 18 e 19 afirmam que Davi salvou tudo e ainda trouxe as riquezas que encontrou. A Palavra de Deus nos diz que quando o ladrão rouba e é preso ele tem que devolver sete vezes mais. Quando o inimigo levou tudo de Jó, ele teve que restituir em dobro.

Mais tarde a cidade foi completamente reconstruída deixando para nós um testemunho da fidelidade de Deus para com aqueles que confiam e esperam Nele.

DEUS É FIEL!