segunda-feira, 6 de junho de 2011

SALMO 121 DE ONDE ME VIRÁ O SOCORRO...


Quando enfrentamos problemas, aflições, nosso primeiro impulso é olharmos para fora em busca de ajuda de outros ou olharmos para dentro de nós, buscando nossas próprias capacidades. Só depois, quando não conseguimos resolver as dificuldades por meio de nós ou de outros, é que nos voltamos para Deus.

Vivemos numa época em que se prega a autossuficiência do homem, onde se enfatiza que a autoestima é a solução para todos os problemas. Não resta dúvida que é necessário gostarmos de nós mesmos, mas, essa autoestima só terá valor se tivermos como base o amor do Senhor por nós e o Espírito Santo for a fonte de nossa coragem e ousadia.

O salmista ao se deparar diante de perigos e dificuldades olhou para dentro de si e chegou a uma questão importante: Onde posso encontrar ajuda? O diálogo com sua própria alma o levou a encontrar uma resposta que conhecia há muito tempo, mas, que chegou só depois ter tentado outras fontes - "O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra".-  Aquele que nos criou, também nos sustenta. Ele nos conhece, cuida de nós e esta pronto a nos ajudar nos altos e baixos da vida. Assim como Ele é o Criador, é também recriador da pessoa que deseja que nos tornemos por meio de nossas experiências.

"Eis que não tosquenejerá nem dormirá  o guarda de Israel". (v4). Esse verso declara que Deus opera dia e noite, que Ele intercede, abençoa e influencia o nosso pensamento. O salmista podia dormir sabendo que O Senhor cuidaria dele, que mal algum  lhe sucederia. É disso que precisamos nos lembrar quando começarmos a rolar de um lado para outro preocupados com as ansiedades que levamos para a cama. Aprendamos a dormir confiantes que o nosso El Shaday não dormita, Ele vela por nós. Deus é a Fonte perfeita de satisfação de nossas necessidades.

"O Senhor é quem te guarda: O Senhor é a tua sombra à tua direita. O sol não te molestará de dia nem a lua de noite". (vrs 5 e 6). A palavra guarda significa proteção e nos lembra a maneira como um pastor cuida de suas ovelhas. Deus, não apenas, nos vigia, mas esta à  nossa direita. A pessoa que protegia um rei ou líder ficava sempre à direita deste. E é isso que Emanuel, Deus Conosco, faz por nós. Ele prometeu que estaria sempre conosco e é Fiel à Sua Palavra. Ele é o nosso guardador, advogado das nossas causas e nos equipa para a batalha da vida. Estamos sempre sob a Sua proteção, defesa e cuidado.

"O Senhor te guardará de todo o mal: Ele guardará a tua alma. O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre." Guardar, em hebraico, significa manter, conservar, impedir que algo seja destruído. Jesus prometeu que habitaria em nós. Ele nos preserva guiando nossas ações, atitudes, pensamentos; nos capacitando a amar, perdoar e cuidar. Ele preserva a nossa alma contra todo o mal nas nossas entradas e saídas, ou seja, a vida toda.

Pode ser que O Senhor não nos livre das dificuldades, mas, podemos estar convictos de que estará conosco em meio a elas e as usará para o nosso crescimento e nosso bem. 

Precisamos confiar nEle de todo o coração e buscar a Sua "graça afim de sermos ajudados em tempo oportuno" (Hb 4.16).

Deus nos abençoe!!!












sexta-feira, 3 de junho de 2011

JÓ 14.7-9 AO CHEIRO DAS ÁGUAS

"Para uma árvore há esperança; se for cortada, brota de novo e torna a viver. Mesmo que as suas raízes envelheçam, e o seu toco morra na terra, basta um pouco de água, e ela brota, soltando galhos como uma planta nova."


Talvez você esteja se sentindo como uma árvore cortada. Cortaram-se os sonhos, as esperanças, os desejos, as habilidades, os sentimentos. Mas a Palavra do Senhor nos garante que tudo vai brotar de novo na sua vida, os seus renovos não cessarão.

Os versos 8 e 9 declaram que ainda que as suas raízes envelheçam e o seu tronco morra na terra, basta um pouco de água e ela brota soltando galhos como uma planta nova. " Ao cheiro das águas brotará".

Ao cheiro das águas do Espírito, da Palavra, você brotará novamente. Ainda que esteja como um tronco queimado, cortado, envelhecido, não importa, as águas vivas do Espírito te farão renascer. Precisamos crer nisso. Não interessa quantos desapontamentos, quantas falências, quantas fraquezas, quantas misérias, seja o que for... ao cheiro das águas brotará!

Jó sentiu-se exatamente assim, como um tronco cortado. Em um único dia morreram o seu gado, caíram as casas, morreram seus filhos, seus  empregados e sua mulher disse: "Amaldiçoa Deus e morre." Mas Jó sabia em quem ele cria, por isso o vemos no capitulo 42.2 afirmar ''Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos podem ser frustrados".

De um tronco caído, envelhecido, as águas do Espírito te farão florescer novamente para a vida. Mergulhe nessa água, tome posse da Palavra, pratique-a, Ela tem poder para  te dar nova vida, nova coragem, nova esperança, novas forças. Deus nos chamou para ser cabeça e não cauda, para uma vida abundante.

Jó 4 2 10.42 diz que " O Senhor mudou a sorte de Jó quando este orava pela sorte de seus amigos, e deu-lhe o dobro de tudo que antes possuía."

Pode ser que você esteja passando por muitas dificuldades, provações, mas Deus vai interferir na sua vida, e vai mudar a sua sorte, o seu cativeiro. Não importa as muitas vergonhas por quais tenha passado, O Senhor declara em Isaías 61.7 que Ele te dará dupla honra e vai restituir tudo em dobro.

Tome uma atitude de fé, creia na Palavra, coloque paixão no coração e acredite que somos predestinados de Deus, que somos abençoados juntamente com Abraão, o nosso pai na fé, que somos descendentes de Melquisedeque, da linha de descendência da benção e não da maldição, e saber que acreditar nisso não é nenhuma vaidade de nossa parte, é pura e simplesmente fé!


























quinta-feira, 2 de junho de 2011

OSÉIAS 14

Esse capítulo é uma exortação de Deus para que Israel se arrependa. O Senhor desejava que o Seu povo se arrependesse e assim pudesse perdoá-lo, restaurá-lo e prosperá-lo. Caso não se arrependessem e pedissem perdão, Ele os puniria  e faria isso com um coração cheio de amargura.

Isso também se aplica a nós, podemos orar e pedir a Deus que perdoe as nossas iniquidades, certos de que receberemos perdão, pois Jesus morreu por eles na cruz do calvário (Jo. 3:16). Sabemos que receberemos o perdão de Deus porque é misericordioso e quer nos restaurar exatamente como desejava restaurar Israel.

Oséias 14:3-8 : Quando nos sentirmos fracos, abandonados pela família, pelos amigos; quando estivermos confusos, com a consciência pesada pelo sentimento de culpa; quando não conseguirmos enxergar que caminho seguir; quando nos parecer que  não ouvimos a voz de Deus e nos faltar coragem para prosseguir, devemos trazer à nossa memória que Deus cuida de nós continuamente, que Ele é longânimo e jamais falha.

Oséias 14:9 : O profeta encerra fazendo um apelo ao povo para que ouça e aprenda a usufruir os benefícios contidos na Palavra de Deus. Todos que receberam a mensagem de Deus por meio de Oséias, e a praticaram puderam vivenciar a diferença entre a vida e a morte. Hoje não é diferente. Podemos ouvir a Palavra de Deus e obedecê-la, ou recusá-la e optar por não trilhar os caminhos do Senhor; sabendo, entretanto, que quando seguimos nossa própria direção, sem o auxílio do Eterno, "estaremos em completa escuridão e nem sabemos onde tropeçamos."( Pv 4:19). Caso estejamos perdidos,caídos e sem direção, só uma coisa nos basta: abandonarmos o pecado, seguirmos a Jesus Cristo e com toda certeza  teremos achado o caminho que nos restaurará e nos conduzirá à vida eterna.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

CRISTÃOS SEM IGREJA

"Muitos cristãos tem se decepcionado com a instituição religiosa e escolhido ter um relacionamento solitário com Deus. Dizem que não precisam de igreja para adorar a Deus e se relacionar com Ele. E que estão muito bem assim.
Outros gostam da instituição religiosa e se beneficiam dela. Dizem que sem a Instituição ninguém é salvo e que somente na sua instituição que Deus opera.
Enfim, ambos os lados estão errados biblicamente falando.
Primeiramente, a igreja não é um lugar físico e sim o conjunto de cristãos. Uma igreja se configura como corpo de Cristo, sendo membros uns dos outros. Desta maneira, não existe uma denominação que seja, que possa requerer para si que seja única e exclusivamente Igreja de Cristo (caso da Igreja Católica Romana e algumas neopentecostais, e talvez algumas históricas).
Desta maneira, o primeiro grupo que não vai à igreja e diz ter uma espiritualidade sem necessidade de uma instituição está correto. Porém, é necessário perguntá-los: É possível ter um relacionamento com Deus sem o Corpo de Cristo? Não.
Você pode fazer como Jonas e tentar ir para um lugar onde Deus não quer que você esteja. Porém Deus nos criou para sermos membros uns dos outros, nos suportando em amor, crescendo juntos, edificando uns aos outros, amparando os fracos, consolando os desanimados, admoestando os insubmissos, e sendo longanimos para com todos.
Não existe a possibilidade de um cristianismo solitário. Jesus em momento algum disse que você poderia ficar APENAS no secreto do seu quarto, mas mandou que fosse como LUZ e SAL e que fossem UM.
O cristianismo é sempre coletivo. Não porque Deus não seja adorado no individual e seja apenas no coletivo, mas porque o cristão nunca pensa apenas em si mesmo, mas nos outros.
O que é ser um? É ser solitário, ou caminhar juntos com um único propósito? Como aconteceram avivamentos na história da Igreja? Como era Paulo ou Pedro? Como era a Igreja Primitiva?
Você está insatisfeito com a Instituição Religiosa? Eu também estou. Apesar de estar na Presbiteriana hoje e ser presbítero lá, isso pouco me importa. Não sou presbiteriano, sou cristão, sou bíblico. Mas o que você está fazendo enquanto cristão? Existe muito mais do que uma instituição religiosa no mundo. Seu propósito é glorificar a Deus com sua vida? E desta maneira você está ajudando os fracos? Pregando o evangelho do Reino a todos? Ajudando os pobres? Consolando aqueles que estão desanimados?
Ou sua revolta é tão grande que está te afastando de Deus? Se é este o caso, você está errado! Recomendo que volte atrás onde caiu, volte ao seu primeiro amor. Se apaixone pelo Senhor novamente, e tenha seus olhos nEle e não em homens ou instituições."
Por Daniel Simoncelos.

terça-feira, 31 de maio de 2011

O MILAGRE DA RESTITUIÇÃO

"Voltai a fortaleza, oh prisioneiros da esperança. Porque hoje eu vos anuncio que de tudo eu vos restituirei em dobro." ( Zc 9.12)

 Jerusalém, era uma cidade fortificada cercada por muralhas. Aqueles que estavam dentro dos muros de Jerusalém estavam protegidos; aqueles, porém, que se encontravam do lado de fora eram muitas vezes destruídos pelos inimigos. Quando estamos dentro das muralhas, o nosso adversário não tem poder para tocar em nada que nos pertence, no entanto, se decidimos sair da proteção dos muros ficamos à mercê do inimigo. Por isso, escolha permanecer na fortaleza! Ficar na fortaleza significa estar na presença de Deus, no centro da vontade de Deus . Satanás fará de tudo para sairmos da fortaleza, ele sabe que quando estamos firmes no Todo Poderoso, não poderá levar nada que é nosso.

O Senhor deseja que tenhamos atitudes espirituais, pois nao basta apenas sermos bons. No Livro de Atos esta registrada a história de um mendigo paralítico, que ficava todos os dias à porta do Templo Formosa. Por ali passava muitas pessoas consideradas boas que lhe davam esmolas, comida, dinheiro, mas, que não resolviam o seu problema e ele continuava com sua vida derrotada. Certo dia Pedro e João chegam ali e a despeito de serem bons, têm uma atitude espiritual e dizem àquele homem: "Não temos prata nem ouro, mas o que temos te damos: Em nome de Jesus levanta e anda!"

Aquele mendigo tinha como única expectaiva receber uma esmola.Estava acomodado, uma vez que via sua expectativa resolvida dia após dia. Entretanto Deus tinha muito mais reservado para ele. O mesmo acontece com muitos cristãos hoje. Estão servindo a Um Deus tão grande, mas possuem uma visão tão pequena, vivem num mundo tão limitado, desejam coisas tão pequenas e por isso O Senhor lhes concederá apenas o que propuseram em seus corações."Ele lhe dará o que o seu coração deseja" (Sl 37.4). É necessário sairmos de nossa zona de conforto, voltar à Fortaleza, ampliar a nossa visão, pois Deus sempre tem muito para nos dar.

Precisamos nos encher de esperança! Ainda que as crises nos atinjam, vamos trazer à memória a promessa do Pai de que somos vencedores, de que tudo que necessitamos Ele já conquistou para nós. Crise é apenas uma oportunidade que Deus nos dá para melhorar alguma coisa em nós. Olhemos para cima, para o alto, na certeza de que as portas dos céus estão abertas para Deus derramar bençãos e trazer aquilo que sonhamos.

O nosso Deus quer que experimentemos o milagre da restituição e para que isso aconteça temos que ficar firmes na fortaleza ou voltar à fortaleza e vivermos repletos de esperança.












segunda-feira, 30 de maio de 2011

DEUS DE MILAGRES

 "Eu não lhe disse que, se você crer, você verá a revelação do poder glorioso de Deus?" (Jo 11.40)

Há períodos em nossa vida que parecem que as coisas não têm mais solução, que o tempo acabou e não há mais nada a fazer. Outras vezes ficamos a questionar por que Deus age de uma forma com alguém e não faz o mesmo com a gente.
Precisamos entender que Deus não vai agir na nossa vida exatamente como agiu na vida de outras pessoas, ou que vai agir no tempo que achamos que é o certo.

No livro de João esta registrado que assim que Lázaro adoeceu, mandaram chamar Jesus, pois sabiam que Ele poderia curá-lo assim como já havia feito com outras pessoas. Entretanto, Jesus permaneceu mais dois dias onde estava. Será que O Mestre não queria curar o amigo querido?Não! Apenas os Seus planos eram diferentes dos planos daquelas pessoas.

Ao chegar, Lázaro já havia morrido. Será que Jesus se atrasou? Foi precisamente isso que Marta e Maria pensaram; e é exatamente isso que pensamos quando os problemas chegam a um nível que acreditamos não ter mais jeito, que Deus não agiu no tempo certo. Tudo isso porque não tomamos posse da promessa que esta contida em Ef 3: 20 “Ora àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera.”

Marta sabia que O Senhor Jesus era poderoso, mas, não acreditava que Ele agiria naquela situação. E muitas vezes estamos na mesma posição de Marta. Temos certeza de que não há impossível para Deus, porém não cremos que fará isso por nós.

O que Marta não entendeu é que Jesus queria fazer na vida de Lázaro muito mais do que já havia feito na vida de outras pessoas, queria fazer o sobrenatural, o milagre, e para isso era necessário que Lazaro morresse. Se Ele viesse antes de seu amigo morrer, seria apenas um milagre como tantos outros, mais uma cura. Ele desejava algo muito maior e que faria com que todos que presenciassem vissem a grandiosidade do poder de Deus e a Sua glória.

Quem sabe o que você esta passando parece não ter solução, não há mais tempo para que seja feito alguma coisa, aparentemente tudo esta perdido; creia que onde você enxerga morte é a oportunidade que Deus espera para manifestar o Seu poder e a Sua glória na sua vida.

Foi necessário Lazaro morrer para Jesus realizar um milagre sobrenatural e diferente de modo que todos que o conheciam puderam ver o poder de Deus.

Não pense que esta tudo acabado, que não tem solução, não tem mais tempo. Jesus esta chegando, Ele virá no momento certo e revelará a Sua Glória na sua vida