sexta-feira, 24 de maio de 2013

“FICAI AQUI E VIJIAI COMIGO”


Jesus encontrava-se no Getsêmani juntamente com os Seus discípulos, os mesmos que horas antes prometeram estar com Ele sob toda e qualquer circunstância. Mas, a noite cai sobre eles e O Senhor com Sua alma angustiada até a morte suplica ao Pai por três vezes, não sem antes, declarar: “Todavia, não seja como eu quero e sim como tu queres”( Mt 26.39). Em cada oração Jesus constatava o silêncio de Deus e o abandono dos seus discípulos que dormiam. No mesmo instante em que cheio de pesar indagava a eles: “Ainda dormis e descansais?”, sofria a traição de Judas que O entregava aos inimigos. Mais adiante Mateus registra: “Então os discípulos, todos, deixando-o fugiram” (Mt 26.56)

 

Aprendemos aqui que haverá ocasiões em nossa vida que teremos que enfrentar o sofrimento sem o apoio, conforto ou companhia dos amigos. Todavia, O Senhor estará sempre presente, daí Ele pedir: “ficai aqui e vigiai comigo”. Cristo não nos cobra entusiasmo nem promessas. Essas coisas são destituídas de qualquer valor se, em nossas orações nos comprometemos a seguí-Lo, mas, quando a dificuldade chega batemos em retirada. Também aprendemos que em meio aos nossos problemas não percamos a esperança, nem adormeçamos espiritualmente. Não sejamos como Sansão que ao revelar de onde provinha sua força descomunal, o inimigo esperou pacientemente que ele dormisse e ele ficou vulnerável e perdeu o que possuía de mais precioso: a presença do Espírito em sua vida.

 

O Mestre quer trazer ao nosso coração que a vida vitoriosa no Espirito Santo não é nenhum caminho fácil e advém do nosso relacionamento com Deus como Seus filhos, da nossa identificação com Cristo, do nosso testemunho d’Ele e da nossa recusa de nos conformarmos com este mundo. Não podemos esquecer que todos que atendem ao chamado de Deus estão a mercê de lutas e sofrimentos, mas, estas são considerados insignificantes ante a benção, os privilégios e a glória que serão concedidos ao crente fiel na era vindoura.

"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória mui excelente;" (2Co 4.17)


 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

APARENTEMENTE FIRME


"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda".( Mt 7:24-27)

Tempos atrás, a cidade de São Paulo foi surpreendida com o desabamento de um túnel em construção da linha 4 do metrô. O buraco formado engoliu carros, caminhões, ônibus, além de ameaçar casas, de aproximadamente, 80 famílias da região.

A noticia sensibilizou o país. As coisas caminhavam normalmente. Quem passava por ali não imaginava o que estava por acontecer. Tudo estava aparentemente firme, e às 15 horas o solo começou a ruir. O Corpo de Bombeiros trabalhou incansavelmente na busca de pessoas desaparecidas nos escombros.

O Ministério Público está apurando quem são os responsáveis pela lamentável tragédia. Mas uma coisa já é certa: o solo não era firme e houve erros de planejamento e execução de obras.

Essa triste situação nos faz pensar um pouco em como anda nosso relacionamento com Deus. Pensar de que maneira temos construído esse relacionamento. Será que o construímos de maneira firme, com leitura da Palavra e oração, ou estamos apenas aparentemente firmes para quem olha de fora?

Quando temos uma vida alicerçada no Evangelho, uma vida alicerçada em Jesus nossa Pedra Fundamental, podemos estar certos de que somos realmente firmes. Podemos ter certeza de que a nossa fé não é uma aparente. Jesus é a nossa Pedra Fundamental, que nos mantem sempre firmes para a Sua glória.

Como vimos no metrô, solos aparentemente firmes tendem a ruir; assim também os servos de Deus aparentemente firmes. Portanto, cabe a cada um de nós o zelo e o empenho de construir um relacionamento forte e cheio de vigor com o nosso Salvador. Estejamos firmes em Deus, e somente nEle. Que Deus nos abençoe!

Texto do seminarista Raphael Gonçalves Farves (adaptado)

quinta-feira, 2 de maio de 2013

O SILÊNCIO DE DEUS



“Consultou Saul ao Senhor, porém o Senhor não lhe respondeu, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas” (1Sm 28.6)

 

Em meio a sua aflição, Saul buscou uma palavra profética da parte de Deus, mas Deus não lhe respondeu. Os canais de comunicação estavam bloqueados. Deus estava em silêncio. O registro dessa história nos revela a fraqueza espiritual que Saul se encontrava. Ao invés de procurar a direção do Espírito, o porquê Deus não lhe respondia mais e fazer um autoexame, optou por um caminho que o distanciava ainda mais do Senhor: a feitiçaria e idolatria. A obstinação em persistir na desobediência e na prática errada diante das ordenanças e preceitos de Deus privou-o do Socorro Divino.

 

Conosco não é diferente. Nos momentos difíceis quando queremos ser mais sábios e ágeis do que Deus, andamos por maus caminhos ou optamos por alguma alternativa que o mundo oferece, levantamos um muro entre nós e Deus e de nada nos adiantará invocarmos O Senhor. “mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados esconderam o seu rosto de vós, de modo que não vos ouça” (Is 59.2).

 

A Palavra de Deus é “viva e eficaz” (Hb 4.12), e são muitos os que fogem ou não permitem a Sua ação. Precisamos deixar que essa Palavra opere em nós. Não sejamos como Saul que jamais se esforçou numa profunda busca do Senhor. Comprometamo-nos de fato em ter uma vida santa e uma vontade submissa à Deus; e então derrubaremos todas as barreiras que nos impedem de desfrutar do favor do Senhor.