terça-feira, 18 de dezembro de 2012

BALANÇO DE VIDA



Mais um ano que se finda! E com ele a oportunidade de fazermos uma avaliação daquilo que realizamos. Todavia, ao ponderarmos o que conquistamos é essencial que atentemos para os direitos de Deus.

 

É maravilhoso olhar para os nossos filhos e netos, e percebermos como se desenvolveram fisicamente e o quanto evoluíram em seus conhecimentos. Mas, será que eles “cresceram na graça e conhecimento do Senhor Jesus Cristo” (2Pe 3.18)? Provavelmente tenhamos vivido bons momentos em nossa vida conjugal; será que nosso casamento, entretanto, tem sido um reflexo do relacionamento entre Cristo e a Igreja com as qualidades requeridas em (Ef 5.22-33)? Nossa casa talvez esteja bem mais confortável, com todas as facilidades que a tecnologia oferece, mas, não podemos nos esquecer de que “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl 127.1). Sucesso profissional e financeiro geralmente é atribuído ao nosso desempenho, porém, não podemos nos esquecer da ordem do Senhor: “Ajuntai tesouros no céu... Porque onde estiver o vosso tesouro ai estará também o vosso coração” (MT 6.20-21). Muitos de nós passamos por provações e aflições no decorrer desse ano, mas, será que buscamos conforto no Senhor Jesus, O Único que poderia nos sustentar e jamais permitirá que o justo seja abalado (Sl55.22; 1Pe5.7)?

 

Esses pensamentos nos levam a perceber o que tem primazia em nossa vida e possam, talvez, nos parecer artificiais e fora da realidade. Se, assim for, pode ser que o nosso relacionamento com Deus esteja em desordem, mas, ainda há tempo de reverter essa situação; de nos lembrarmos que não somos responsáveis por tudo que nos acontece, mas somos responsáveis pelas atitudes que tomamos e por aquilo que escolhemos fazer com a nossa vida.

 

Um dia teremos que prestar contas ao nosso Criador e nesse dia será necessário fazermos um balanço, não apenas de mais um ano, e sim de uma vida inteira. Por isso, não deixemos que este ano termine sem receber O Filho de Deus, O Salvador, que morreu para fazer de cada um de nós Seu filho e Sua filha. Percebamos e aceitemos o amor extraordinário do Senhor Jesus, que tem poder de mudar e dar forma à nossa vida.

“Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”(Jo 10.10)

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

DUPLA GARANTIA


De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei”

(Hb 13.5)

Essa é uma dentre outras maravilhosas promessas do Senhor! É fácil assimilar, pela fé, essa verdade confortadora quando tudo vai bem e não vivenciamos grandes provações. Entretanto, naqueles momentos difíceis e obscuros, que Deus permite que passemos, onde o medo, o sentimento de impotência e a solidão agigantam-se dentro de nós, precisamos reafirmar nossa fé e nos agarrar a essa promessa. Sim, Jesus está conosco, ainda que não sintamos ou notemos o Seu agir. A despeito de qualquer condição necessitamos e queremos acreditar nessa inabalável Palavra!

 

Deus não diz “Eu não vos deixarei”, mas, com segurança extra afirma: “Eu não te deixarei”. Isso significa que O Senhor não nos vê como uma multidão. Ele considera cada um de nós individualmente. Ele vê a mim e a você como se ninguém mais existisse. Conhece-nos particularmente. Ele sabe dos temores do nosso coração, da aflição da nossa alma.

 

“Jamais te abandonarei” reforça O Senhor. Independente do tamanho de nossa luta, temos a dupla garantia de que Ele não nos deixará nem nos abandonará. Foi exatamente isso que Davi experimentou quando passava pelo vale da sombra da morte: “...não temerei mal algum porque tu estás comigo” (Sl 23.4). Descansemos na certeza de que, apesar dos nossos sentimentos, Jesus é Emanuel, Deus conosco; e que “os seus olhos passam por toda a terra para mostrar-se forte com aqueles cujo coração é perfeito para com ele” ( 2 Cr 16.9)