quarta-feira, 29 de agosto de 2012

PROVIDÊNCIA DIVINA


“Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;” (MT 6:32)

 

Nessas Palavras proferidas por Jesus no Sermão do Monte, estão envolvidas duas verdades: Todo aquele que crê em Jesus Cristo tem um Pai amoroso que cuida de Sua criação, e é conhecedor de todas as coisas. Deus não é como um relojoeiro habilidoso que formou o mundo deu-lhe corda e deixa que essa corda acabe lentamente até o fim; pelo contrário, Ele é o Pai atencioso que se interessa pela vida dos Seus filhos. Por isso Jesus nos orienta a não andarmos ansiosos ou angustiados nesta era de aflições e incertezas, pois Deus prometeu tomar providência em cada uma de nossas necessidades diárias. Em todas as situações O Senhor Jesus deseja que coloquemos a nossa fé no Pai amoroso, onisciente e que tem poder para intervir em nosso auxílio.

 

O cuidado que Deus tem com os problemas de cada filho Seu, é uma verdade enfatizada na Sua Palavra. No entanto, ao passarmos por momentos difíceis, não são raras as vezes que duvidamos do Seu amor e do Seu poder, ou ainda, reclamamos d'Ele e das pessoas. Devemos, especialmente, nos tempos de angústia e perseguição, pedir ao Espírito Santo que nos capacite a não murmurarmos contra Deus ou nossos semelhantes. Todos os nossos temores, cuidados e preocupações devem ser lançados sobre O Senhor, convencidos de que Ele nunca erra e nos dirige da melhor maneira. Curvemo-nos sob a mão do Pai, crendo que Ele reina e é poderoso para conduzir tudo, de tal modo, que, por Sua graça e misericórdia possamos superar as nossas dificuldades e sejamos enriquecidos.

 

Pai amoroso e onipotente concede-nos cada dia essa confiança absoluta em Ti; em nome de Jesus amém!

 

“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo, vos exalte, lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós” (1Pe 5:6-7)

 

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

DÁ-ME O TEU CORAÇÃO


“Dá- me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos se agradem do meu caminho” ( PV 23.26)

O problema de muitos cristãos é que “a fé esta 30 cm. acima de onde deveria estar”, ou seja, creem com o intelecto e não com o coração. Assimilaram perfeitamente as lições de religião sobre o Natal e a Páscoa, receberam uma boa educação, têm uma vida respeitável e exemplar; mas seus corações permanecem indiferentes e vazios.

 

A Ciência considera o cérebro o centro diretor da atividade humana. A Bíblia, entretanto, refere-se ao coração como sendo esse centro “dele procedem as saídas da vida” (PV 4.23), algo que envolve a totalidade do nosso intelecto, emoções e vontade. E desde que nascemos, vivemos uma situação delicada, pois separados de Deus pelo pecado, estamos em um mundo governado por Satanás à mercê de sua influência. Os pecados se avolumam, o coração fica repleto de maldade e a culpa diante de Deus cresce mais e mais. Todavia, Jesus, O “cardiologista” por excelência, bate à porta do nosso coração e oferece os Seus cuidados: concede perdão para todos os nossos pecados, e faz uma exigência “Dá-me... teu coração”.

 

O Senhor deseja muito mais que a observância de formalidades religiosas, belos ensinamentos sobre o Cristianismo ou uma profissão de fé mecanicamente recitada. Ele quer ser O nosso Senhor e ter o poder de decisão na nossa vida, pois nos ama e tem o melhor para nós. E por isso reforça o pedido “e os teus olhos se agradem dos meus caminhos”.

 

Deus cria em nossos corações o anseio de amá-Lo e obedecê-Lo, a fim de conduzir-nos ao alvo supremo. Ele prepara os nossos caminhos, os endireita e os torna fáceis de trilhar, pois são caminhos individualizados a cada um de Seus filhos. Podemos a cada amanhecer, colocar o nosso coração nas Mãos de Deus, confiantes de que nos conduzirá em nossa jornada diária.  

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A PAZ DE DEUS

“Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom animo; eu venci o mundo” (Jo 16.33).

Saber e crer que essas Palavras proferidas por Jesus aos Seus seguidores têm o mesmo valor tanto naquela ocasião como agora, nos enche de consolo. Embora a humanidade anseie pela paz, o que temos visto é um mundo cada vez mais em polvorosa. Nação se levanta contra nação a todo o momento; a imoralidade, a corrupção, a criminalidade e a violência crescem num nível assustador; nos sentimos cada vez mais inseguros e impotentes. Jesus nos deu a entender exatamente isso quando afirmou que no mundo teríamos medo e aflições. Nós, os filhos de Deus, continuamos neste mundo, mas temos um lugar de refúgio e descanso: JESUS! “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo”. Não se turbe o vosso coração nem se atemorize (Jo 14.27).

 

A paz produzida pelo homem é passageira, pois esta sujeita a fatores externos. É necessário estarmos em paz com Deus; somente a paz divina nos torna capazes de estar em paz com o outro. Foi na Cruz do Calvário que Cristo nos reconciliou com Deus nos revestindo com a “paz que excede todo o entendimento”.

 

A possibilidade de ficarmos temerosos é real, mas, O Senhor nos diz: “... tende bom ânimo; eu venci o mundo”. Tudo o que possa nos atemorizar já foi vencido por Jesus. Ainda que o inferno se levante e as obras das trevas se tornem mais e mais ameaçadoras, ninguém pode tirar de nós a certeza de que Jesus Cristo é Vencedor! Que o Espírito Santo nos capacite a testemunhar e a seguir Aquele que é O Senhor da Paz.

 

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

MARAVILHOSO DEUS!

A Bíblia não procura em nenhum momento comprovar que Deus existe. Simplesmente ela declara a Sua existência e nos mostra os Seus atributos. É impossível a nós, pobres mortais, mensurar a grandeza de Deus e resta-nos apenas curvar-nos diante do Eterno:”Eis que os céus  e até os céus dos céus não te podem conter” (1Rs 8.27).

 

Todos os dias, cientistas equipados com os mais avançados telescópios, descobrem novas estrelas e galáxias; e a cada um desses luminares, Deus os chama pelo nome “Conta o número das estrelas, chamando-as todas pelo seu nome” (Sl 147.4). Sim, Deus é absolutamente perfeito e puro! Sua sabedoria é ilimitada; Ele vai muito além daquilo que criou. Ele existe à parte da criação. Deus é de eternidade a eternidade. Nunca houve um tempo, passado ou futuro, em que Ele não existisse ou não existirá. O nosso entendimento não consegue absorver isso. O Senhor é grandioso, transcendente, mas, ainda assim, quer que nos entreguemos a Ele sem reservas; deseja dirigir e cuidar dos mínimos detalhes da nossa vida. Almeja que confiemos nEle para nos surpreender com Sua maravilhosa direção que vai muito além do que pedimos ou pensamos.

 

Há muitos mistérios que não podemos compreender agora, mas certamente na eternidade tudo nos será revelado. Por isso nada melhor que colocarmos a nossa vida nas mãos dAquele que fará o melhor para nós: JESUS CRISTO!

 

“e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. (Is 9.6)

 

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

MAIS QUE VENCEDORES

"Quem nos separará do amor de Cristo? Será a tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada?" (Rm 8.35)

Todos já passamos por períodos de tristeza, desânimo, angústias, enfermidades, perdas e dores. Tudo isso, muitas vezes, gera em nós transtornos que parecem ir muito além de nossas forças. Sentimo-nos vazios, sozinhos e esgotados. Quem nos dará coragem? Quem nos dará forças? Perguntas e mais perguntas se atropelam ávidas por respostas. A impressão que temos é de abandono, que Deus esta muito distante de nossa dificuldade, não se importa e não intervirá.

 

O rei Davi, provavelmente, estava enfrentando experiências dolorosas ao orar: ”Até quando te esquecerás de mim, Senhor?”. Apenas a ciência de que temos um Deus Vivo, Fonte perfeita de satisfação das nossas necessidades materiais e espirituais, nos ajudará a dar sentido aos nossos sofrimentos, solidão e problemas. Nossa vida seria um tremendo engano se não soubéssemos em Quem temos crido; que Jesus é o nosso escudo e a nossa grande recompensa “Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens” (1Co 15.19).

 

As dificuldades e os sofrimentos são vistos e valorizados pelo Senhor sob uma ótica diferente da nossa. Só assim poderíamos explicar o que expressou o autor à Carta aos Hebreus 2.10 “Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à gloria, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles”. As dores e as aflições devem ser consideradas insignificantes ante a benção, os privilégios e a glória concedidos aos crentes fiéis na era vindoura. 

 

“MAS EM TODAS ESTAS COISAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES, POR AQUELE QUE NOS AMOU” (Rm 8.37)

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

LEMBRA-TE DE QUE VAIS MORRER.


Conta-se que na cela de um mosteiro havia a seguinte inscrição: ”Memento mori” (lembra-te de que vais morrer). Servia para trazer à memória do ocupante o que lhe estava reservado e conscientizá-lo sobre a transitoriedade humana. O salmista diz: “Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos um coração sábio” (Sl 90.12). É como disséssemos: ”Lembra-nos que vamos morrer e assim peçamos a Deus que nos faça sábios”, uma vez que, somos todos perdedores.

 

Pessoas no mundo inteiro assistiram ao filme “Super-Homem”. O herói, ao contrário, não precisa pensar o quanto a vida é breve. Sua visão de raio X, bem como sua audição e força são ilimitadas; tem poder para retroceder o tempo voando mais rápido do que a luz. É impressionante como muitas pessoas, fundamentadas em avanços tecnológicos, transplantes e manipulações genéticas pensam em se tornarem imortais e alimentam esse sonho ingênuo.

 

Na vida real, o astro de “Super- Homem” caiu literalmente do cavalo e infelizmente ficou tetraplégico e faleceu anos mais tarde. A realidade é exatamente esta: A linha entre a vida e a morte é tênue; nossos dias neste mundo, em relação à eternidade, são bem poucos. Por isso é urgente depositar nossa vida breve e ameaçada nas mãos d’Aquele que nos levará a uma comunhão eterna com o Pai _ Jesus Cristo _ Precisamos pedir que O Espírito santo nos dê uma compreensão de quão curta é a nossa vida e um coração sábio no emprego de cada dia que O Senhor nos concede.

“Faze-me conhecer, Senhor, o meu fim, e a medida dos meus dias qual é; para que eu sinta o quanto sou frágil” (Sl 39.4)