terça-feira, 27 de dezembro de 2011

UM NOVO ANO



Fim de ano, tempo de fazermos um balanço de tudo que foi realizado nos últimos doze meses e qualquer que seja o saldo, precisamos reconhecer que Deus tem as chaves de nossa vida, que nada acontece por acaso e nem somos mestres de nosso destino. Todos que pensam que podem controlar suas vidas têm de reconhecer que as doenças graves e as tragédias alteram radicalmente o curso que traçaram para si.

A Bíblia nos conta a historia do rei Ezequias que ficou gravemente doente, mas, ao ficar curado reconheceu que Deus interveio para abençoá-lo. Eis que foi para minha paz que eu estive em grande amargura; tu, porém, amando a minha alma, a livraste da cova da corrupção; porque lançaste para trás das tuas costas todos os meus pecados.” (Is 38.17)

Um novo ano se aproxima e ele não modificará em nada os nossos sofrimentos e as nossas inquietações, entretanto, a maioria de nós gostaria de saber que situações felizes nos aguardam e o que poderíamos fazer para evitar as tristes. O que sabemos de concreto é que terá 365 dias, trará inúmeras preocupações, dores, alegrias, provavelmente algum sucesso e terminará de modo implacável, sem nenhuma chance de detê-lo e voltar atrás.

Que tal começarmos o ano de 2012 colocando nossas vidas nas mãos de Deus, buscando a Sua vontade meditando na leitura da Bíblia? O Senhor não falhara em nos responder, Ele nos mostrará o caminho da salvação e da benção: Jesus Cristo! Só Ele pode nos dar a paz de espírito que necessitamos para enfrentar as dificuldades que porventura venhamos ter e, assim como Ezequias, compreender que elas são instrumentos para fortalecer a nossa fé.

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O QUE REALMENTE É IMPORTANTE



“Vendo Pedro a este disse: Senhor, e deste que será? Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue- me tu.” (Jo 21:21-22)


Essa é uma questão pertinente no início deste novo ano. Aqui estão alguns pensamentos que servem de resposta:

Não é importante que Deus satisfaça nossos desejos, mas que nos cumpramos Sua vontade.

Não é importante que tenhamos uma vida longa, mas que vivamos em dependência do senhor e que O obedeçamos.

O que fazemos não é tão importante quanto o porque e a maneira pelo qual o fazemos.

O que as pessoas pensam e dizem sobre nós é insignificante. O que importa é a opinião de Deus a nosso respeito.

Melhor que ter um conhecimento total da Sagrada Escritura é praticar o que nela esta escrito.

É ótimo ser feliz, mas bem melhor é fazer as pessoas que estão ao nosso redor felizes.

Seria bom sermos poupados de sofrimentos, porém, muito mais importante é através dos sofrimentos alcançarmos o propósito de Deus em nossa vida.

Por fim, é inútil saber quando morreremos. No entanto, infinitamente importante é estarmos preparados para nos encontrar com Deus, nosso criador. O mais importante que você pode fazer este ano é aceitar pela fé O Senhor Jesus como seu salvador e entrar na intimidade do Deus Pai. Assim Ele mesmo irá providenciar todas as demais coisas para você.

 Transcrito Boa Semente – Devocional 2006

sábado, 17 de dezembro de 2011

ESTRELA DA ESPERANÇA!


Há muito tempo atrás três sábios do Oriente, também chamados magos, foram agraciados com o maior dos privilégios- viram uma estrela, a estrela do Rei recém- nascido, a estrela da esperança. Foram conduzidos por ela até a Judéia e lá encontraram O Deus Menino, prostraram- se perante Ele e O adoraram.

É bem provável que os conhecimentos e habilidades que possuíam lhes tenham ajudado a perceberem a estrela do Rei recém-nascido. Mas, o que verdadeiramente levou aqueles reis a encontrarem aquela estrela foi pura e simplesmente a vontade soberana e graciosa de Deus. Eles receberam uma graça dos céus! Também foi irrelevante o fato daqueles homens serem sábios ou terem um mínimo de conhecimento da revelação bíblica, pois o que importa é que eles fizeram parte de um grupo de pessoas que foram confrontados com a maior das expectativas: a chegada do Salvador do mundo.

Escrevo isso trazendo no meu coração o desejo de que você que ainda não encontrou a estrela da esperança, a brilhante Estrela da Manhã (Eu sou a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã” Ap 22.16), possa encontrá-la.Todos que já provaram podem testemunhar a admirável graça e amor de Deus.

O extraordinário encontra-se no fato de que encontramos essa estrela, não porque a estivéssemos buscando, mas porque o Pai Celeste procurava por nós Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou o não trouxer”; (Jo 6.44). É O Pai que esta no céu que nos apresenta a brilhante Estrela da Manhã. É O Presente maior e incomparável que Ele poderia nos dár Nisto está o amor, não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho para propiciação pelos nossos pecados... Nós o amamos a ele porque ele nos amou primeiro”(1Jo 410,19).

Saber que Jesus veio ao mundo unicamente por nossa causa e poder crer n'Ele, só é possível por causa de Sua graça; e Deus deseja conceder essa graça a todas as pessoas.

O Senhor Jesus um dia nos achou, nos tirou deste mundo de trevas e nos fez cidadãos do céu. Eis o tremendo milagre da graça de Deus, que os sábios do Oriente descobriram naquele tempo ao encontrar a Estrela da Esperança.


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

O VERDADEIRO SENTIDO DO NATAL



 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o principado está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade, Príncipe da paz.” (Isa 9:6).

Há mais de 2000 anos, nos campos de Belém uma orquestra de anjos anunciou aos pastores judeus a magnífica mensagem: “É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor.” (Lc 2.11). É como proclamassem: O Salvador acaba de chegar! Ele esta no meio de vocês!

O significado da palavra “salvador” é maravilhoso: aquele que salva, que liberta, que sustenta e guarda. O nascimento de Jesus expressa tudo isso para nós. Entretanto, mais importante que proclamada e ouvida, a mensagem de Natal deve ser entendida e vivenciada em toda a sua plenitude.

Cristo veio como Salvador de todos os homens e especialmente de todos que já crêem nEle: “ Ora, é para esse fim que labutamos e nos esforçamos sobremodo, porquanto temos posto a nossa esperança no Deus vivo, Salvador de todos os homens, especialmente dos fieis” (1 Tm4.10). Ele é O Salvador de todos os homens, mas cura, sustenta e guarda cada um que entregou sua vida a Ele. É confortante saber que por maior que sejam as lutas, por mais escuro que esteja ao nosso redor ou mais triste esteja o nosso coração, temos a garantia de que para nós “nasceu... o Salvador, que é Cristo, o Senhor”.

A mensagem de Natal foi anunciada primeiramente a Israel; logo depois os reis magos do Oriente viram O Salvador e eles são uma representação clara da maravilhosa realidade de que Jesus veio para toda a humanidade.

Muitos este ano irão ouvir essa mensagem de salvação e luz, e seus corações continuarão insensíveis à Salvação que só Cristo pode dar. Muitos cantarão “Noite feliz, noite de paz!”, entretanto os seus corações permanecerão vazios da paz e da felicidade que só O Salvador traz. 

Independente de uma data precisa, o que devemos festejar no dia 25 de dezembro, é o fato de Deus ter se feito carne e nascido como menino em Belém, não para realizar boas obras, ensinar as mais lindas lições, mas para dar a SUA vida em meu lugar e no seu lugar! 

Natal, época de presentes. Mas, o presente maior e mais singular veio do próprio Deus, quando Ele SE deu por nós através de Seu Filho Jesus Cristo. FELIZ NATAL!!

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

EU SOU A PORTA

Entre as portas mencionadas no livro de Neemias que necessitavam ser restauradas, a décima segunda não esta nomeada de forma clara. O Próprio Jesus afirmou: “Eu sou a porta”. Jesus é a décima segunda porta. E essa porta, a porta do nosso relacionamento com Jesus precisa ser restaurada, pois só assim encontraremos o alimento de que necessitamos para viver uma vida abundante.Eu sou a porta; se alguém entrar por mim; salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (Jo 10.9) Apenas em Jesus Cristo encontramos a liberdade de ir e vir sem culpas, sem preconceitos, sem condenações, pois somente o Seu sacrifício é suficiente para nos livrar da culpa do pecado e do peso das acusações. Cristo é o único que possui competência para levar o nosso fardo, aliviar as nossas dores e nos dar a direção certa.

Jesus veio para ser O Senhor absoluto, para ser a maior riqueza de nossa vida, o nosso bem mais precioso. Quando foi interpelado por um jovem rico a respeito de como herdar a vida eterna foi justamente essa a resposta que Ele deu: E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me.” (Mc 10.21). Façamos de Jesus o nosso bem maior, nos entreguemos completamente a Ele e Ele cuidará de nós e suprirá as nossas necessidades. Deixemos que Ele controle os rumos de nossa vida, pois Ele sempre nos conduzirá na melhor direção.

Jesus diz: “Eu sou a porta” e somente aqueles que confessam a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas podem entrar e desfrutar da vida fecunda e eterna que Ele tem para nós.

“Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela; e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que conduz à vida, e poucos são os que a encontram.”
(Mt 7.13-14)